Análise do CD 'Teus Sonhos', de Fernandinho

Análise do CD 'Teus Sonhos', de Fernandinho

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:09

 

Teus Sonhos, novo álbum de Fernandinho pela OniMusic, foi gravado nos dias 29 e 30 de maio de 2012, na Segunda Igreja Batista de Campos. No evento, cerca de 10.000 pessoas marcaram presença, entre elas um coro que foi formado para a gravação. 
 
Assim como em todos os seus trabalhos, sua esposa Paula esteve ao seu lado e mais uma vez o Pr. Mano Keilo participou, desta vez em duas canções. 
 
São 12 músicas, entre elas as versões de Jesus, Son of God (Jesus, Filho de Deus) e The Anthem (O Hino) Todas as outras são composições próprias. 
 
Teus Sonhos tem contribuição de profissionais estrangeiros que enriqueceram o trabalho, desde a captação de áudio ao vivo por Gabe Wilson, a parceira na produção com John Hartley (Nashville), mixagem por Shane Wilson (EUA) e Sam Gibson (Inglaterra). 
 
O design e direção de arte ficou por conta de Mark Debnam, que já tem trabalhos feitos com Third Day, Matt Redman, Delirious? e The Police. Marcus Melo assina todas as fotos do disco, tanto a capa quanto o conteúdo no encarte e site oficial de Fernandinho. 
 
A faixa de abertura deste grande projeto, Infinitamente Mais já nos transporta para dentro da gravação do CD. Introdução forte, cheia de batidas nos preparam para um projeto grandioso.“Mas eu sei em quem tenho crido, também sei que é Poderoso pra fazer infinitamente mais!!!” Letra fácil, com poucos versos, mas carregada de unção. Belíssima abertura. 
 
A alegria do Senhor vem com muita força, cheia de batidas, guitarra e contrabaixo, impossível não se render ao movimento da canção. “A Alegria do Senhor é a nossa força...”Refrão simples, o que permite o coro acompanhar o cantor unindo as vozes de forma bastante harmoniosa. 
 
Tudo é possível, é mais reflexiva, mais suave, versa sobre a fé que temos em Deus. “Tudo é possível ao que crê tudo é possível para Deus”. Essa é a base desta música. Fernandinho faz uma ministração na canção. Destaque também para o back vocal. 
 
Jesus Filho de Deus, versão da canção “Jesus, Son of God” – Assim como a anterior, começa suave, e versa sobre o sacrifício de Jesus na Cruz, que deixou a glória para morrer em nosso lugar. Paula, esposa do cantor participa da canção fazendo um belíssimo dueto. 
 
teus sonhos
 
Uma coisa peço ao Senhor possui uma introdução diferenciada, valorizando mais a voz do cantor, sendo possível ouvir o público também acompanhando ao fundo. “Uma coisa peço ao Senhor e a buscarei, que os meus pés estejam em tua casa para sempre” Uma canção de exaltação a Deus, lindíssima, com fragmentos do salmo 27. 
 
Teus Sonhos é uma oração cantada. Uma conversa com Deus. “Os teus sonhos são maiores do que os meus Os teus caminhos bem mais altos do que os meus Toma minha vida Tudo é teu Toma minha vida Tudo é teu Venha o teu reino Seja feita a tua vontade” Não à toa, a estrofe encerra com um trecho do “Pai nosso”. Impossível não ser tocado por esta canção. 
 
Caia fogo – Paula faz a abertura da música com sua voz suave. Em seguida, a música vai crescendo com o aumento de instrumentos (bem semelhante à “Grandes coisas” do CD Uma nova história) Fernandinho entra com força juntamente com mais instrumentos pedindo fogo do céu: “Caia fogo dos céus queima este altar, mostra pra este povo que há Deus em Israel” baseada no feito do profeta Elias que desafiou os profetas de Baal e Deus o honrou. Paula ainda aproveita o solo para ministrar de forma poderosa uma mensagem impactante. São mais de oito minutos de bênçãos! O coro fazendo o “ôooo...” é de arrepiar. Lindo! 
 
Vento Impetuoso faz referência ao dia de pentecostes quando os discípulos e todos presentes foram cheios do Espírito de Santo. “Vento impetuoso Sopra sobre nós Como em pentecostes Venha aqui reinar”. A canção também tem uma bela ministração de Fernandinho que faz uma letra simples se tornar uma grande canção de forma impressionante. 
 
O hino é uma versão da canção “The Anthem” que versa sobre a geração de inconformados com o mundo. A ponte “Esse é o hino dessa geração Usa-nos Deus, aqui estamosQueremos mais de ti, Senhor O teu amor nos alcançou” é o ponto alto desta bela canção.“Vamos mudar o mundo!” é o convite para não nos confirmarmos com a situação, mas fazer a nossa parte para que a mudança aconteça. 
 
Agindo Deus, é daquelas com introdução grandiosa, muita bateria, muita guitarra e uma união de instrumentos tornou a canção bem moderna. A participação do Pastor Mano Keilo tornou a canção dinâmica e resultando numa harmonia bastante diferenciada. 
 
Mil Cairão É uma canção profética. “Mil cairão ao meu lado, dez mil cairão à minha direita, mas, eu não, Nunca serei atingido, não!” Versa sobre a proteção do Senhor, sobre as promessas feitas em sua palavra. "Aquele que habita no Seu esconderijo, À Tua sombra descansará. Nenhum mal te sucederá, nem maldição te alcançará." 
 
Encerrando o álbum vem Um dia em tua casa canção bastante animada, fala sobre a alegria de conviver em comunhão com os irmãos todos os dias. “Um dia em Tua casa Vale mais do que mil noites Em outro lugar”. A participação do Pastor Mano Keilo realmente casou, perfeitamente. Mais uma vez grande parceria. (A mesma da faixa Eu fui comprado do CD Uma nova história 2009). 
 
O CD Teus Sonhos já é um grande sucesso, e pode sem dúvida ultrapassar o estrondoso sucesso de "Uma nova história". Não é a toa que já bateu a marca das 80 mil cópias vendidas em poucos dias após seu lançamento. 
 
Um trabalho diferenciado, com letras fortes e impactantes, arranjos ricos e com a identidade de Fernandinho, tornam “Teus Sonhos” favorito ao título de melhor CD de 2012. 
 
 
 
por Danilo Andrade
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições