Análise: L-Ton - "Próximo Nível"

Análise: L-Ton - "Próximo Nível"

Atualizado: Quarta-feira, 26 Setembro de 2012 as 11:50

Todos queremos chegar ao Próximo Nível, mas será que estamos dispostos a enfrentar todos os obstáculos do nível atual? Baseado em Efésios 4:10-14, L-ton “mostra” quais são as etapas e fases a serem superadas para se chegar ao Próximo Nível – o crescimento espiritual. 

Com 11 faixas produzidas pelo próprio L-ton, O CD conta com a participação de DJ Alpiste, Edie Aalves, Pregador Luo, Mariana Rangel e James (da Banda Clean Rock). Além de ser um projeto temático, ele também é bem experimental e versátil. O rapper faz seus versos em cima de bases que variam do Hip-Hop clássico ao contemporâneo; fazendo fusões com o Electro, R&B e até mesmo Rock n Roll. 

Aperte o play e seja bem vindo ao PRÓXIMO NÍVEL!! 

SOM PARA OS VERDADEIROS PT. II dá o start com a "vibe positiva pra fazer você dançar". As batidas suaves, porém marcantes, são complementadas por sintetizadores que nos lembra vagamente as sonoras dos games de Super Nintendo (principalmente Mario Bros). Os claps pegajosos foram os que mais me chamou a atenção, quando ouvi pela primeira vez fiquei maravilhado; a fórmula foi tão bem feita, que mesmo depois que a música termina, eles (claps) continuam martelando nos ouvidos. Pura ciência musical. 

PRÓXIMO NÍVEL é uma “injeção” lírica de ânimo para quem pensa em desistir - ou já desistiu - de lutar pelos seus sonhos, e até mesmo pra quem deixou de lado a fé. Perdeu a esperança de chegar ao nível superior. A letra é fantástica, uma das melhores do disco. A participação do James da Banda Clean foi muito interessante - e acertada - , o seu timbre vocal casou perfeitamente com o tema proposto e principalmente com harmonia melodramática. 

O título da terceira faixa entrega o que vamos ouvir nos minutos seguintes; som PRA VOCÊ SE MEXER. As batidas são extremamente pesadas. Os bumbos "sujos" elevam o grave e colocam mais pressão. Essa música com certeza vai tirar muita gente do status “morto-vivo”. Quando o DJ apertar o play dificilmente alguém vai ficar parado. "Rap pra bombar no seu stereo, esse é o remédio que te mantém livre do tédio.” 

NA ROCHA tem um ótimo sample; batidas não muito potentes, mas bem complementadas com as marcantes linhas de efeitos e sintetizadores. L-ton ao lado de Dj Alpiste dá dicas básicas, porém essenciais, pra quem quer se manter firme e forte. Firmado na Rocha que é Cristo, nem a tempestade, maremoto ou terremoto o abalará. Para conquistar um objetivo, é extremamente necessário estar focado.

A suavidade do R&B contido em QUEM LUTA POR MIM?, ganha um leve swing com as sensacionais linhas de teclados - que também deixam a “levada” mais pop. A canção "mostra" que em todas as nossas lutas o SR JESUS está na frente, por isso não devemos temer, desanimar, se abalar ou sair do foco, porque Ele luta por nós. A canção tem participação de Eddie Aalves e foi a escolhida para o primeiro clipe do traballho, que foi dirigido por Vlad Aguiar. 

CONFLITOS E REFLEX?ES é um desabafo, uma oração, uma conversa sincera com Deus. As batidas simples e estáveis, somadas aos moderados efeitos sintéticos, fazem um ótimo Background para o rapper colocar os seus conflitos internos; coisas que para o “mundo” são normais e rotineiras, mas para nós cristão, são como veneno que se não for tratado diariamente com jejum, oração e a leitura da bíblia [o antídoto], facilmente seremos envenenados e conseqüentemente mortos – espiritualmente falando. 

MARCHEM carrega em seus “passos” uma house music bem "adocicada", com todos os ingredientes pra “bombar” nas pistas, e nos ouvidos. Com batidas grudentas e sintetizadores futuristas, a música tem a participação de Pregador Luo, que em seus versos tem sua voz codificada por efeitos. 

Um excelente Neo Soul dá o tom para os inspirados versos da bela e poética PERFEITA PRA MIM. Ela expressa a importância de se ter uma parceira, companheira, ajudadora, um amor verdadeiro. Muitos (como eu) já encontraram e conquistaram essa companhia, outros ainda estão na procura, e com certeza um dia vão encontrar. Como diz o apóstolo Paulo em Romanos 18.21, “aquele que encontra uma esposa, acha o bem, e alcança a benevolência do Senhor”. Simplesmente perfeita. 

TEU PODER é uma das minhas faixas preferidas. Ela tem uma sonoridade incrível. O electro-rap tem influência britânica – os caras são um dos responsáveis pela junção de rap com música eletrônica. Apesar ser envolvente/dançante, ela é bem enxuta sem muitos efeitos. Não posso deixar de destacar a imponente, suave e bela voz e de Mariana Rangel nos refrões. 

NO ESTREITO abre com potentes e “sujos” riffs de guitarra, que aparecem com destaque no início e marcam presença no background durante toda a canção, juntamente com batidas comprimidas ao estilo TR-808. Se você realmente deseja chegar ao destino programado, fique focado, motivado, sempre no caminho estreito, "sem pestanejar, sem desanimar sem colar com os que pagam pra vacilar". 

Com uma balada serena e tranqüila, VAI TERMINAR BEM pega o gancho da faixa anterior e encerra o disco batendo na tecla do incentivo ao ouvinte a permanecer firme e constante até o fim, porque mesmo perdendo algumas batalhas no final venceremos a guerra. 

veja também