Análise: Ministério Ipiranga - 'Ressucita'

Análise: Ministério Ipiranga - 'Ressucita'

Atualizado: Quarta-feira, 21 Março de 2012 as 10:08

Canzion Brasil

Analisado em Novembro 2010

Músicas: Aleluia/ Te ofereço meu lar/ Te amo, Te quero ó Pai/ Ressuscita/ Eu Te adoro, Te exalto/ Sei pra que nasci/ Tudo outra vez/ A chuva/ Acredito no meu Deus/ Novo tempo
O Ministério que desponta no cenário da adoração no Brasil com qualidade musical. Segundo a definição do próprio ministério, a adoração profética é uma arma de guerra nas mãos do Ministério Ipiranga. Em parceria com a maior gravadora da América Latina, a Canzion, o ministério lança o seu mais novo álbum, “Ressuscita”. Com uma qualidade superior dos trabalhos anteriores lançados pelo Ministério.

“Aba Pai” traz a bateria como se fosse um interlúdio de bateria ao som de tambores alternando os sons e os instrumentos vão preenchendo anunciando a entrada da canção juntamente com o backing em alguns arranjos vocais. Davi Passamani com sua voz entoa “Que som é esse que eu posso ouvir, som de tambores e voz de clamor, que povo é esse que rasga sua voz cantando e gritando Jesus é o Senhor”.

“Aleluia” vem numa sequência da anterior, não tão agitada e nem tão lenta, fica no meio termo, ganha um solo de guitarra na abertura, a levada da canção é com o driver da guitarra, o baixo marcando a melodia. E essa mesma guitarra faz um excelente solo no meio da canção onde eles voltam no coro da canção entoando “Aleluia... és nosso Rei”.

Sem intro inicia “Te ofereço o meu lar”, sabe aquelas canções pro momento de adoração ao Senhor na congregação? Isso mesmo é essa canção o coro da canção traz “Jesus meu desejo hoje, é de estar contigo, ser o teu melhor amigo”. “Te amo, Te quero ó Pai” dá sequência no período de adoração... o backing tem mais peso pois abre a canção entoando o nome da canção, que é o coro desta. Com o som do violão marcando a canção, e a guitarra com alguns solos pra embelezar a canção.

“Ressuscita” faz sucesso já nas rádios espalhadas pelo Brasil, os compositores Davi Passamani e Winston Venga escreveram uma excelente canção que fala da terra que estava morta, do vale de ossos secos para que volte a esperar. Uma canção que tem marcado a vida de muitas pessoas, a levada da canção é a marcação da bateria como na abertura do CD, o coro de fácil assimilação. O peso do driver da guitarra e a o baixo dão o tom da canção. “Eu Te adoro, Te exalto” segue a linha de adoração que a Igreja traz em suas canções. “Sei pra que nasci” são apenas três frases que expressam a verdade de o porquê nascemos: que é simplesmente dá louvor ao nosso único Senhor e Rei.

O piano fez a diferença na abertura da canção, dando uma nova visão musical aqui, com o piano e violão, composição do Líder do Ministério Ipiranga Peter Quintino “Tudo outra Vez” independente do que venha acontecer, faria tudo outra vez por amor a Deus, as canções do período de adoração, são excelentes para o momento de adoração juntamente com a Igreja, realmente a visão do ministério em trazer através da música uma vida de adoração, realmente conseguem com estas letras excelentes. “A Chuva” vem numa praia mais agitada, com o driver da guitarra marcando ao fundo, os dois poetas do ministério se unem na composição desta canção.

“Acredito no meu Deus” também a dupla de compositores aparece nesta canção já esta é agitada, bem interessante para os momentos de evento ao vivo da igreja quando ministra pelo Brasil afora. Finalizando este projeto com 11 canções ouvimos “O novo Tempo” composição de Davi Passamani riffs de guitarra na abertura, a canção é bem tranqüila, porém agitada sem muitos arranjos musicais, algo bem simples pra finalizar este trabalho com o som da igreja ao fundo acompanhando a canção.


Por: Alex Eduardo, administrador do Casa Gospel.com, compositor e tecladista

veja também