Análise: Renascer Praise - Andando sobre as Águas

Análise: Renascer Praise - Andando sobre as Águas

Atualizado: Quarta-feira, 21 Março de 2012 as 9:56

Sony Music
Analisado em Setembro 2010

Músicas: Poderoso Deus/ Som do louvor/ Não tem limites/ Justiça de Deus/ Não aceito ser mais um/ Andando sobre as águas/ Não haverá impossíveis/ Poder da oração/ Tempo de cura/ Toca em mim/ Fé/ Há um lugar/ Falando em mistériosO Renascer Praise nasceu de duas vontades que combinaram: a de Deus, em querer abençoar o povo e habitar no meio dele (porque a Bíblia diz que Deus habita no meio dos louvores) e a vontade da Igreja Renascer e da Bispa Sonia em adorar ao Senhor de todas as formas, com todos os instrumentos e ritmos.

O Renascer Praise influenciou a música evangélica tradicional brasileira ao adicionar instrumentos, utilizar ritmos e introduzir a ministração em cada música. Suas canções são ministradas em todas as denominações, derrubando preconceitos e unindo o desejo que os cristãos têm em comum: o de louvar a Deus. Reconhecido no mercado gospel como um dos maiores grupos de louvor da América Latina. Como reconhecimento pelo trabalho, o Renascer Praise já recebeu seis discos de Ouro.

“Poderoso Deus” escolhida para abrir este projeto. Não sabia que DJ Alpiste compunha melodias, aqui ele se mostra um compositor de mão cheia, abrindo o CD com uma canção de celebração ao nosso Deus que é poderoso. A qualidade vocal é algo maravilhoso. Eles fazem com tanta primasia. E não poderia faltar um RAP do DJ Alpiste, ele compõe a música e no mínimo o que podemos aguardar é um rap de excelente qualidade na canção.

“Som do Louvor” recebe uma participação inusitada, em toda a história do grupo, esta é a primeira vez que um cantor que não pertence ao grupo participa do trabalho. Nesta contamos com a participação de André Valadão. Quem diria? É isso mesmo vamos ouvir uma participação do cantor nas canções nada convencionais do grupo. Esta é uma composição de Mönika Körber, Emerson Gonçalves e Esdras Gallo. A orquestra vem com tudo na primeira parte da canção. O backing vem acompanhando o cantor desde o começo da canção. Na segunda parte a canção já fica agitada, o peso do driver da guitarra alguns arranjos de cordas também aparecem com mais força. Um som bem diferente e André Valadão interpretou muito bem a canção. Canção que ficará pra história.

“Não tem limites” o som da metaleira vem bem forte, Clovis Pinho quem compôs a canção, ela com certeza é baseada nas pregações do Apóstolo, a canção remete muito ao que é pregado na igreja. Uma canção agitada bem trabalhada que diz: “Pela espada pelo Rei, minha vida entregarei, para defender Seu reino e ser o Seu guerreiro Senhor”. “Justiça de Deus” bem animada lembra um pouco aqueles grupos de axé, é empolgante, muito boa. Pra animar a todos que estão por perto. Agora que a igreja está crescendo muito no nordeste é bem sugestiva a canção. Mas quem já ouve os CDs anteriores do grupo já é algo que eles trazem em CDs anteriores.

Quando a Bispa Sônia anuncia que é Marcelo Aguiar quem vai solar já podemos aguardar uma canção bela com um toque sertanejo. “Não aceito ser mais um” fala sobre não ser um dentre tantos, passar despercebido junto com os demais, ser reconhecido por ter aliança no altar”. “Andando sobre as águas” canção que leva o nome do CD, é uma das que mais gostei deste projeto o coro é muito forte “sobre as águas vou andar Seu olhar encontrar, se porventura afundar o braço forte do meu Senhor me levantará”, composição do Apóstolo Estevam Hernandes com melodia de Mönika Körber. Ela é toda pra frente com muito peso das guitarras, um solo no meio da canção de Déio Tambasco.

E mais uma participação especial... e olha que a canção colou muito bem na voz de Davi Sacer “Não haverá impossíveis” muito bem selecionada, e composta por Clovis Pinho, tem composto muitas canções para o grupo. Na gravação ao vivo esta canção foi um dos pontos altos, senão o mais alto posso dizer para o CD, porque para o DVD o ponto mais alto é a regravação da canção “Plano Melhor” na voz de Davi Sacer, gostei demais, estava no dia da gravação do DVD e foi um mover poderoso.

“Poder da oração” começa com um solo inusitado da Bispa Sônia Hernandes, faz tempo que ela não sola uma canção, a última que ouvi e que me lembro foi “Deus da Família”. Canção forte para ser cantada nas igrejas. Gostei muito do coro poderia ser um single também, creio que será uma das próximas. “Tempo de cura” pensei mesmo que esta seria a canção de trabalho, a melhor canção do CD, Marcelo Aguiar quem conduz a canção é uma das canções que mais chamam a atenção de quem ouve o CD, você ouve ela uma vez e já sai cantando “tempo de cura, de milagre vem agora rompe em mim com Teu poder”.

“Toca em mim” e “Fé” são canções bem congregacionais com boas interpretações, as cordas, o violão levando as músicas muito boas, o vocal como de costume se apresenta muito bem nas canções. “Há um lugar” começa com arranjos de cordas esta é uma daquelas canções com muitos arranjos uma canção com uma levada mais orquestra e coral com arranjos vocais bem diferentes, aonde você não sabe aonde eles vão parar. Gosto muito dessas viagens que o grupo dá em algumas canções, lembra muito as canções de adoração que são cantadas pelas igrejas americanas e aqueles corais maravilhosos.

“Falando em mistérios” é a canção que encerra o CD, com arranjos de guitarra na intro da canção e as guitarras vão aparecendo, o arranjo de fundo de strings fazendo a cobertura pra não ficar sem nada ao fundo. E uma ministração poderosa da Bispa Sônia pra dar o ar grandioso da canção. Fechou o CD em grande estilo, e quem conhece o Renascer Praise não pode deixar de conferir este CD, primeiro trabalho pela Sony Music, quero mesmo assistir o DVD também e conferir como ficou toda a estrutura montada para a noite de gravação.

No geral podemos ver um CD com excelentes canções agitadas, coisas que só o Renascer Praise podem fazer, eles fogem muito de clichês que são lançados no mercado, permanecem únicos em todo o seu CD, sempre lançando algo novo. É isso que gosto do grupo, a não mesmice dos vocais, algo diferente, vozes lindas, todos cantam bem, todos tocam bem, as ministrações da Bispa Sônia também trazem valores de fé, valores cristãos palavras que só Deus pode a inspirar. Excelente lançamento da Sony Music.

 

Por: Alex Eduardo, administrador do Casa Gospel.com, compositor e tecladista

veja também