MENU

19 milhões de estudantes vão mostrar talento em Olimpíada de Matemática

19 milhões de estudantes vão mostrar talento em Olimpíada de Matemática

Atualizado: Quinta-feira, 4 Junho de 2009 as 12

Mais de 19,2 milhões de estudantes da educação básica estão inscritos para participar da 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2009. São alunos da quinta a oitava séries (sexto ao nono ano) do ensino fundamental e das três séries do ensino médio. Esse conjunto de alunos está distribuído em 99,1% dos 5.563 municípios.

Da primeira edição da Obmep, em 2005, a 2009, o número de estudantes, de escolas e de municípios cresceu. Começou com 10,5 milhões de alunos, 31 mil escolas e 93,5% dos municípios. Hoje alcança 19,2 milhões de estudantes, 43,8 mil escolas e 99,1% dos municípios.

A realização da olimpíada atende diretamente dois objetivos: incentivar o ensino da matemática e descobrir talentos entre estudantes das redes públicas que estão nos anos finais do ensino fundamental e em todo o ensino médio.

O processo de seleção da Obmep 2009 tem um calendário nacional com três datas: a primeira prova será em 18 de agosto; a segunda em 24 de outubro; e a divulgação dos resultados em 11 de dezembro.

Os vencedores recebem medalhas de ouro, prata e bronze, a título de reconhecimento, e participam do programa de iniciação científica da olimpíada, com direito a uma bolsa de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A Obmep é promovida pelos ministérios de Ciência e Tecnologia e da Educação, realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática. Informações sobre o regulamento, as etapas, as provas, modelos de questões estão na página eletrônica da Obmep 2009.

veja também