19 milhões de estudantes vão mostrar talento em Olimpíada de Matemática

19 milhões de estudantes vão mostrar talento em Olimpíada de Matemática

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:30

Mais de 19,2 milhões de estudantes da educação básica estão inscritos para participar da 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2009. São alunos da quinta a oitava séries (sexto ao nono ano) do ensino fundamental e das três séries do ensino médio. Esse conjunto de alunos está distribuído em 99,1% dos 5.563 municípios.

Da primeira edição da Obmep, em 2005, a 2009, o número de estudantes, de escolas e de municípios cresceu. Começou com 10,5 milhões de alunos, 31 mil escolas e 93,5% dos municípios. Hoje alcança 19,2 milhões de estudantes, 43,8 mil escolas e 99,1% dos municípios.

A realização da olimpíada atende diretamente dois objetivos: incentivar o ensino da matemática e descobrir talentos entre estudantes das redes públicas que estão nos anos finais do ensino fundamental e em todo o ensino médio.

O processo de seleção da Obmep 2009 tem um calendário nacional com três datas: a primeira prova será em 18 de agosto; a segunda em 24 de outubro; e a divulgação dos resultados em 11 de dezembro.

Os vencedores recebem medalhas de ouro, prata e bronze, a título de reconhecimento, e participam do programa de iniciação científica da olimpíada, com direito a uma bolsa de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A Obmep é promovida pelos ministérios de Ciência e Tecnologia e da Educação, realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática. Informações sobre o regulamento, as etapas, as provas, modelos de questões estão na página eletrônica da Obmep 2009.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições