MENU

230 mil alunos participam da Provinha Brasil em junho

230 mil alunos participam da Provinha Brasil em junho

Atualizado: Quinta-feira, 29 Maio de 2008 as 12

A Secretaria de Estado da Educação definiu nesta quarta-feira, 28 de maio, o período para a aplicação da Provinha Brasil na rede estadual. Será durante a primeira quinzena de junho, e cada Diretoria de Ensino deve definir a data de aplicação neste período.

Os 230 mil alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da rede estadual farão o exame, que irá irá verificar a aprendizagem na faixa etária de 8 anos.

São Paulo já tem sua avaliação, o Saresp, que inclui a 2ª série do Fundamental. Mas a idéia é utilizar a Provinha Brasil (organizada pelo governo federal) como um parâmetro de evolução.

“É uma avaliação de 2ª série para o professor. Ele irá receber e corrigir a prova e ter um diagnóstico de cada aluno”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

São Paulo recebeu nesta semana os kits da avaliação, com cópia da prova, carta com instruções e sugestões de aplicação, manual do aplicador, guia de correção, documento explicativo sobre as matrizes e escalas e outro documento sobre o que fazer com os resultados dos testes.

Até o fim de maio, a Secretaria enviará o material às escolas. Cerca de 100 supervisores de ensino já foram capacitados para aplicação da prova. Eles repassarão o conhecimento a professores e diretores.

Os professores trocarão de sala pra aplicar as provas, por determinação da Secretaria de Educação.  

O Saresp 2007, método que avalia rendimento dos alunos da rede estadual paulista, apontou que 87,4% atingiu as capacidades esperadas para a 2ª série. Ou seja, São Paulo está a quase 12 pontos de alcançar sua meta de alfabetizar todos estudantes com 8 anos de idade.

veja também