MENU

400 monitores do Acessa Escola serão capacitados no próximo sábado

400 monitores do Acessa Escola serão capacitados no próximo sábado

Atualizado: Sexta-feira, 26 Junho de 2009 as 12

No próximo sábado, dia 27 de junho, 416 alunos do Ensino Médio que atuam como monitores do Programa Acessa Escola passarão por um curso de capacitação sobre os princípios do programa. Neste primeiro módulo, os estudantes das Diretorias de Ensino de Sorocaba, Itu e São Roque vão participar de três oficinas meta-habilidade, avatar e tecnosfera.

O curso será oferecido gratuitamente pela Secretaria, via FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) em parceria com a Escola do Futuro da USP. As aulas vão acontecer das 9h às 18h, no núcleo de tecnologia da Diretoria de Ensino de Sorocaba. Os estagiários receberão material didático, camiseta do Acessa Escola (uniforme), transporte e alimentação.  

A proposta do encontro é oferecer uma visão ampla da dimensão do programa e suas normas, além de abordar as habilidades mais importantes do estagiário e o papel que se espera de cada um na gestão da sala de internet.

O Programa Acessa Escola é um projeto inovador da Secretaria de Estado da Educação para manter abertos, durante todo o período de aulas, as salas de informática das escolas estaduais. Todos os estudantes da rede estadual poderão utilizar os laboratórios a qualquer momento, não apenas durante as aulas.

Em maio, o programa chegou às regiões do interior do Estado, litoral e Grande São Paulo, onde serão implantadas salas de informática em 1.925 escolas de 239 cidades.

O que é o Acessa Escola

O Programa Acessa Escola instala nas escolas estaduais uma sala com computadores de última geração e internet banda larga, que fica aberta nos três períodos letivos: manhã, tarde e noite. Nos finais de semana, a sala fica disponível para uso dos moradores do bairro, em parceria com o Programa Escola da Família.

Os atendimentos são feitos de duas formas: em aula, quando professores e alunos se reúnem na sala do Acessa Escola para pesquisar, interagir e aprender por meio dos computadores e da Internet, e por meio de uso livre, quando alunos, professores e funcionários podem navegar, fazer pesquisas, formatar e imprimir trabalhos, usar programas de conversação on-line, participar de redes sociais, criar seu próprio endereço de e-mail e usar serviços de Governo Eletrônico.

Os estagiários que atuam no Acessa Escola são alunos de Ensino Médio, que estudam em escolas da rede pública estadual. Eles recebem bolsa-estágio no valor de R$ 340 mensais, além de auxílio transporte, e dedicam quatro horas diárias de trabalho na sala de internet da escola.

O aluno estagiário realiza atividades voltadas ao atendimento dos usuários, atuando como facilitador e orientando iniciantes sobre como navegar na internet e usar o computador. Sua capacitação é continuada e visa prepará-los para o desenvolvimento das atividades previstas.

Serviço

Quando: 27 de junho - sábado

Horário: das 9h às 18h

Onde: Núcleo de Tecnologia da Diretoria de Ensino de Sorocaba, que fica na Rua Manoel dos Santos Neto, 45 - Jardim Pagliato - Sorocaba - SP

veja também