42% das vagas da UFRJ para o 1º semestre ainda estão disponíveis

42% das vagas da UFRJ para o 1º semestre ainda estão disponíveis

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:16

iG São Paulo

Curso mais concorrido, Direito tem mais da metade das vagas oferecidas na lista de espera

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ainda não preencheu 42% das 5.230 vagas disponíveis para o primeiro semestre de 2012. Nesta quinta-feira, a instituição publicou listas de espera com até 20 candidatos para cada vaga não ocupada, e os convocados devem confirmar a intenção de continuar concorrendo até o dia 12 pelo site www.prematricula.ufrj.br. Os alunos serão chamados para realizar matrícula na ordem de classificação em cada curso. Leia também
- UFF exige no Sisu nota maior que máxima no Enem
- 45% dos aprovados dispensam Unicamp

Entre as vagas 1976 vagas disponíveis, 1915 são de cursos que selecionam exclusivamente pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu) e que não foram preenchidas após duas chamadas pelo site. Outras 61 são das graduações que exigem teste de habilidade específica e também classificam pela nota do Enem. Neste ano, pela primeira vez a UFRJ não realizou vestibular.

Em todos os cursos, 30% das vagas eram reservadas para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas e que tenham renda familiar &per capita& inferior a um salário mínimo. Ao todo, eram oferecidas nesta modalidade 1412 vagas pelo Sisu e 108 de cursos com seleções específicas. Destas, ainda estão livres 563 vagas. Entre as de conconcorrência geral, 1413 ainda podem ser disputadas.

O preenchimento das vagas disponíveis será feito primeiro para os candidatos da modalidade ação afirmativa e, em seguida, na de ampla concorrência. Nos dois casos, as vagas não ocupadas numa modalidade serão preenchidas pelos alunos da outra. Aqueles que estiverem classificados e cuja cuja ordem de classificação na lista de espera seja menor ou igual ao número de vagas disponíveis deverão confirmar a matrícula no dia 14 de fevereiro, das 10h às 15h, na Faculdade de Letras – Av. Horácio Macedo, 2151, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ.

A partir do dia 15 de fevereiro de 2012, as vagas ainda não preenchidas serão oferecidas aos candidatos nas classificações posteriores até o preenchimento de todas, por meio de convocação no site www.acessograduacao.ufrj.br e contato através do endereço eletrônico do candidato cadastrado no Sisu e no ato da pré-matrícula, no período compreendido entre os dias 15 a 16 de fevereiro, e 27 de fevereiro a 2 de março.

Direito e Medicina
O curso mais concorrido pelo Sisu na UFRJ e o sétimo entre todos os que estavam no sistema no País, Direito teve 12.557 candidatos inscritos, mas ainda restam mais da metade das vagas. Para o diurno, estão disponíveis 113 vagas, o que corresponde a 62% do total. No noturno, 37 (61%) candidatos ainda podem ser chamados, de um total de 60 vagas. Já o curso de Medicina, tradicionalmente o mais concorrido, tem ainda 44 vagas (45%) das oferecidas no câmpus do Rio de Janeiro. Em Macaé, sobram 10 (33%) posições da turma de 30 alunos.


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições