Ahmadinejad cancela palestra em faculdade de Brasília

Ahmadinejad cancela palestra em faculdade de Brasília

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

A ausência do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, em uma faculdade particular em Brasília provocou decepção entre estudantes. O presidente tinha uma palestra marcada no Iesb (Instituto de Educação Superior de Brasília) às 18h desta segunda-feira (23).

Com duas horas e meia de atraso, o embaixador do Irã no Brasil, Mohsen Shaterzadeh, explicou que os compromissos durante a tarde não permitiram que Ahmadinejad fosse à faculdade. Depois de assinar acordos entre os dois países e participar de um seminário com mais de 300 empresários brasileiros e iranianos, Ahmadinejad e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva só foram almoçar por volta das 17h.

Ao justificar a ausência de Ahmadinejad, o embaixador afirmou que o presidente iraniano sentia-se frustrado por não ter ido à faculdade porque gosta de trocar ideias com a juventude. O diplomata leu um comunicado atribuído ao líder iraniano que recomenda aos universitários que continuem estudando e afirma que as universidades iranianas estão abertas para estudantes brasileiros.

Em seguida, o embaixador recolheu perguntas de estudantes que seriam lidas durante a palestra. Shaterzadeh prometeu enviar as respostas para a instituição de ensino, mas não esclareceu se as perguntas seriam respondidas diretamente por Ahmadinejad ou pela embaixada.

A diretora-geral do Iesb, Eda Coutinho, afirmou que a ausência do líder iraniano impediu que Ahmadinejad entrasse em contato com as opiniões e os valores da população brasileira.

''Eu mesma pretendia entregar ao presidente um conjunto de sugestões sobre como devem ser as políticas públicas para as mulheres''.

O cancelamento da palestra também provocou frustração entre os alunos. A estudante Bianca Gonçalves, de 21 anos, afirmou:

''Perdemos a oportunidade de debater com um presidente que só traz polêmica por onde passa''.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições