Aluno com 6 anos em 2010 poderá entrar no fundamental

Aluno com 6 anos em 2010 poderá entrar no fundamental

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:19

Período de transição foi extendido porque muitas crianças com dois anos de pré-escola não teriam atingido a idade para entrar no 1º ano, diz presidente da Câmara

 O CNE (Conselho Nacional de Educação) decidiu permitir em 2011 a matrícula no 1.º ano do ensino fundamental de crianças que completam 6 anos até 31 de dezembro. A regra só vale para aquelas que tiverem cursado dois anos de pré-escola.

O presidente da Câmara da Educação Básica do Conselho, Francisco Apareciso Cordão, disse o perídodo de transição foi extendido por mais um ano ''porque muitas crianças muitas crianças com dois anos de pré-escola ainda não teriam atingido a idade para entrar no 1.º ano''.

Em janeiro, o CNE havia aprovado uma resolução que orientava as redes de ensino pública e particular do país a adotar a partir de 2010 a data 31 de março como limite, mas acabou abrindo uma exceção este ano, considerado um período de transição. Cordão acredita que como neste ano a maioria das pré-escolas também passou a adotar o corte em 31 de março - são matriculadas crianças com 4 anos completos até essa data -, a transição será completa em 2012.

Cesar Callegari, membro do CNE,  disse que ''a data não mudou. Apenas consideramos oportuno estender as medidas já adotadas em 2010 para o ano de 2011. Segundo ele, ''a resolução foi apenas reeditada para servir também para o ano que vem''.

Para entrar em vigor, o texto deverá ser homologado pelo ministro da educação, Fernando Haddad.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições