Aluno da Unesp cria jogo sobre química para vestibulandos

Aluno da Unesp cria jogo sobre química para vestibulandos

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:28

Química não costuma estar na lista das disciplinas preferidas dos alunos de ensino médio. Pensando em mudar isso e ainda incrementar os momentos de estudo, Manoel Guerreiro, estudante de licenciatura em química da Unesp, em Araraquara, desenvolveu um jogo com cem questões sobre a disciplina: o Ludo Químico.

O game está disponível gratuitamente na internet. Ele segue as características do ludo: o objetivo é chegar ao final do tabuleiro. Para isso, o competidor tem que acertar as questões de química pelo caminho.

Guerreiro garante que nem todas são difíceis, apesar de terem sido tiradas de vestibulares como USP, Unicamp, Unesp e de universidades particulares:

''Os vestibulandos podem ficar tranquilos: mesclei bem as questões, para atender tanto quem tem mais facilidade quanto quem não gosta de química''.

Todas as áreas da disciplina estão em jogo. De acordo com Guerreiro, o Ludo ajuda a identificar os temas que os vestibulandos têm mais dificuldade:

''Assim, dá para saber o que eles precisam estudar mais''.

Na web há três meses, o site já tem mais de 40 mil acessos e o jogo já foi baixado mais de mil vezes.

Projetos

A ideia do Ludo Químico surgiu durante uma aula da faculdade, na disciplina de prática de ensino, quando Manoel Guerreiro teve de criar um projeto para uma escola pública de Araraquara. Na época, o jogo foi feito com tabuleiro normal, porque o laboratório de informática da escola não funcionava bem.

Guerreiro gostou da proposta e decidiu continuar aperfeiçoando o game, mesmo sem ter apoio direto de professores ou de bolsa de pesquisa para isso. O universitário usou os conhecimentos adquiridos em curso técnico de processamento de dados para criar a versão digital.

O estudante já criou 14 jogos e o próximo deve ser um baralho químico. Agora, ele está terminando o curso de graduação e está escrevendo um projeto de mestrado sobre como usar jogos para ensinar química.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições