Alunos da rede estadual serão Jovens Embaixadores nos EUA

Alunos da rede estadual serão Jovens Embaixadores nos EUA

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:31

Três estudantes de escolas estaduais paulistas acabam de passar em uma seleção com 3 mil concorrentes de todo o Brasil e se tornaram Jovens Embaixadores, em projeto realizado pela Embaixada dos Estados Unidos. Como prêmio, entre 9 a 24 de janeiro irão a Washington para representar São Paulo e passar todo o tempo aprimorando a educação.

O projeto Jovens Embaixadores escolhe anualmente 35 adolescentes brasileiros para levar aos Estados Unidos. São Paulo é o estado com o maior número de representantes. São ao todo quatro alunos paulistas, três de escolas estaduais e um de escola técnica (Etec). Todos os Estados participam da iniciativa.

Os critérios de escolha foram: ter entre 15 e 18 anos, dominar a língua inglesa, ser da rede pública de ensino, ser bom aluno, ter perfil de liderança e boa relação em casa e desenvolver atividade de responsabilidade social. Os alunos enfrentam uma bateria de testes, avaliações e entrevistas.

Na primeira semana da viagem, com começo em 9 de janeiro, os três alunos estaduais ficarão em Washington. Depois os adolescentes serão divididos em grupos. Cada grupo vai para um Estado norte-americano, onde serão recebidos por famílias que hospedam voluntariamente estudantes estrangeiros. Lá os alunos brasileiros vão conviver com a comunidade americana, assistir aulas em escolas públicas e apresentar trabalhos sobre o Brasil.

Ellen Deuter Barbosa, 16 anos, aluna da Escola Estadual Laurentina Lorena Correa da Silva, da cidade de Santa Isabel, é a mais nova integrante e a única mulher da equipe paulista. Os outros dois estudantes são de Franca e Oswaldo Cruz.

"O projeto Jovens Embaixadores é uma ótima oportunidade de incentivar os alunos a aprender uma língua estrangeira e conhecer novas culturas. Nossos alunos são exemplos que devem ser multiplicados pelo país", afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Alunos selecionados

Ellen Deuter Barbosa (E.E Laurentina L. Correa da Silva - Santa Isabel)

Lucas dos Santos Freitas (E.E. Laura de Melo - Franca)

João Paulo Ferrari (E.E Maria Aparecida Lopes - Osvaldo Cruz)

Raphael G. Coelho (Etec São Bernardo do Campo)

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições