Alunos de cursos profissionalizantes passam a ter direito ao Riocard

Alunos de cursos profissionalizantes passam a ter direito ao Riocard

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:11

A partir deste mês, os alunos de cursos técnicos e profissionalizantes vão ter direito ao benefício do Riocard. De acordo com a Fundação de Apoio à Escola Técnica do estado (Faetec), o objetivo é diminuir a evasão escolar. Até então, segundo a fundação, muitos alunos não concluíam os cursos por falta de dinheiro para pagar a passagem.

Segundo o diretor-administrativo da Faetec, Robson José, o projeto tende a atender em torno de 225 mil alunos por ano. Cerca de 50 mil começarão a ser beneficiados até o final deste ano, neste primeiro momento.

“De acordo com um estudo feito pela Faetec, o maior motivo de evasão de alunos era a falta de condições de pagar a passagem para a escola. Para estes alunos, o cartão do Riocard vai ser diferente. É um cartão inteligente, que utiliza um chip que vai ser sempre validado na escola. O aluno só tem direito a passagens no dia que ele vai ao curso”, explicou Robson José.

Segundo o diretor, quando o aluno valida o cartão ao chegar à escola, recebe crédito para passagens para voltar para casa e ir à escola no dia seguinte.

A Faetec está em fase final de cadastramento dos alunos das 142 escolas, sendo que deste total, quatro escolas já estão usando este novo sistema de cartão. Vinte outras unidades estão entrando em funcionamento, e até o final de outubro todas as escolas estarão funcionando com este sistema.

“Temos a intenção de colocar no mercado, em um ano, pelo menos mais 50 mil alunos”, calcula o diretor da Faetec.

Os alunos dos ensinos fundamental e médio já contam com o benefício da gratuidade nos transportes. O custo deste projeto é custeado pelo governo do estado do Rio de Janeiro através do orçamento da própria Faetec.     Postado por: Guilherme Pilão

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições