Alunos de institutos federais conhecerão Chile e Espanha

Alunos de institutos federais conhecerão Chile e Espanha

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Três estudantes de institutos federais de educação, ciência e tecnologia vão participar, este ano, da 24ª edição da expedição Ruta Quetzal. A aventura cultural levará Ricardo Felipe Lira Rodrigues, do Amazonas, Bianca Alves de Menezes, de Sergipe, e Villen Raphael Lima Cordeiro, de Tocantins, ao Chile e à Espanha.

Na seleção, foram considerados o desempenho escolar, a cultura e a desenvoltura no relacionamento em grupo. Os estudantes participarão da viagem com jovens de 53 países. Eles saberão como ocorreu a expedição que o imperador Carlos V enviou às ilhas Molucas, na Indonésia, em 1519, a qual permitiu ao homem dar a volta ao mundo por mar pela primeira vez. A frota espanhola foi capitaneada pelo navegante português Fernão de Magalhães e culminou com o regresso à Espanha três anos mais tarde. Ao longo do trajeto, depois de cruzar o estreito que passou a levar seu nome, Magalhães descobriu o Chile, em 1520.

Os participantes da Ruta Quetzal de 2009 vão navegar rumo à ilha Robinson (de Robinson Crusoé), no arquipélago de Juan Fernández. Ainda no Chile, acompanharão a história do poema épico La Araucana, no qual Alonso de Ercilla narra a epopéia do encontro entre os mapuches (índios do Chile e da Argentina) e os conquistadores espanhóis no século 16.

Em Olmedo, Espanha, os estudantes relembrarão a figura de Jerônimo de Alderete, que governou do Chile. Em seguida, irão a Valencia, de onde navegarão pelo Mediterrâneo até Cadiz e Sevilla.

A Ruta Quetzal é uma iniciativa do Ministério de Assuntos Exteriores e Cooperação da Espanha. A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação apóia o programa desde 1993.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições