Apenas 40% das escolas do país têm rede de esgoto

Apenas 40% das escolas do país têm rede de esgoto

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

Enquanto o número de lares conectados à rede de esgoto chega a pouco mais da metade dos domicílios brasileiros, só 40% das escolas brasileiras têm acesso ao serviço de coleta de esgoto.

Os dados são de um estudo da FGV (Fundação Getúlio Vargas) em parceria com o Instituto Trata Brasil, com base no Censo Escolar entregue pelas 197 mil escolas brasileiras em 2008.

O coordenador do centro de políticas sociais da FGV, Marcelo Neri, lamenta o caso:

''Nossas crianças frequentam escolas sem acesso a saneamento''.

Para ele, o mais preocupante é que a falta de saneamento está diretamente ligada ao risco à saúde. Segundo levantamento do Trata Brasil divulgado no ano passado, no país, 200 crianças de 1 a 5 anos morrem por mês em decorrência de doenças ligadas à falta de saneamento.

''Enquanto alguns cogitam programas como o ''um computador por criança'', inspirado na iniciativa americana OLPC (One Laptop Per Child), propomos a iniciativa ''PDF - uma privada decente por família''.

Nas escolas brasileiras a falta de rede de esgoto é mais intensa que os demais serviços públicos, como rede de abastecimento de água, com alcance de 63%; energia elétrica (88%); e coleta de lixo (63%).

O ranking de instituições de ensino com acesso ao serviço de coleta é liderado por Belo Horizonte (MG), onde quase todas as escolas (99,6%) estão ligadas à rede de esgoto.

Em segundo lugar, aparecem Vitória (ES), com alcance de 98%, e Rio de Janeiro (RJ), com 97%. São Paulo (SP), onde 93% das escolas estão conectadas à rede, aparece em sexto lugar. E nas últimas posições, estão Boa Vista (RR), Macapá (AP) e Porto Velho (RO), onde o porcentual de instituições de ensino com acesso à coleta é de 31%, 15% e 9%, respectivamente.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições