Após trote polêmico, alunos da UnB fazem recepção 'humana' a calouros

Após trote polêmico, alunos da UnB fazem recepção 'humana' a calouros

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:58

Os 1.466 estudantes aprovados pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB) foram recebidos com festa, ovos e farinhas pelos veteranos na tarde de segunda-feira (31). Com cartazes com dizeres "Somos veteranos e não damos trote" e "recepção sem humilhação", os alunos mais velhos integrantes do Diretório Central dos Estudantes receberam os novatos com o objetivo de mudar a imagem deixada pelo episódio envolvendo estudantes do curso de agronomia da UnB, no qual alunas tiveram de participar de uma brincadeira na qual tinha de lamber uma linguiça com leite condensado.

O caso da agronomia foi parar no governo federal. O trote sofrido por calouros levou a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República a encaminhar um pedido de esclarecimentos à reitoria da universidade.

O reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Junior, defini uma comissão formada por um membro da Faculdade de Agronomia e Veterniária, uma representante da Secretaria de Políticas para as Mulheres e um integrante da Faculdade de Direito. para apurar a denúncia de discriminação contra mulheres.

O Centro Acadêmico do curso de agronomia, por meio de nota do seu presidente Caio Batista, se comprometeu a excluir do trote brincadeiras que gerem interpretação de abusos à dignidade da muilher - apesar de, segundo o estudante, a brincadeira ser uma tradição entre os alunos.

Batista esclarece ainda, na nota, que só participou do trote quem quis que "Ao serem questionados sobre a suposta humilhação perante os demais colegas de curso, todos negaram tal sentimento. Os participantes demonstraram contentamento em relação ao trote, que imaginavam ser desgastante, e também não entenderam os reais motivos para a repercussão negativa por parte da imprensa e SPM/PR."

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições