Aprovados no vestibular da Unesp vão guardar as vagas como 'plano B'

Aprovados no vestibular da Unesp vão guardar as vagas como 'plano B'

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:57

A divulgação da primeira lista de aprovados da Universidade Estadual Paulista (Unesp) nesta quinta-feira (3) representa uma ‘carta na manga’ para muitos estudantes convocados que também disputam vagas e aguardam os resultados da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade de São Paulo (USP). As primeiras chamadas destas universidades saem na nesta segunda-feira (7) e quarta-feira (9), respectivamente, antes do período de matrículas da Unesp, que começa na quinta-feira (10).

Aprovado no curso de engenharia de automação da Unesp, com campus em Guaratinguetá, Marcelo Augusto Paiva dos Santos Pereira, de 17 anos, disse que prefere estudar em São Paulo, pois mora na capital. “Acho que tenho chance de passar na USP e vou esperar o resultado. Além da universidade ter tradição, ficar em São Paulo representa menos gasto porque poderei continuar morando com a minha família e terei mais oportunidade de emprego.”

Pereira foi aprovado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), mas não se matriculou. “Fui bem no vestibular da Unicamp e acho que tenho boas chances de passar lá também. Caso não passe naUSP, entre Campinas e Guaratinguetá, prefiro estudar em Campinas que está mais próxima de São Paulo.”

Na busca por vaga em medicina

Marcela Malheiro Santos, de 16 anos, também está na expectativa dos resultados da próxima semana. Ela foi aprovada no curso de medicina de cinco universidades, além da Unesp, mas ainda sonha com uma vaga na USP. “É complicado saber como fui porque não dá para saber como o corretor vai considerar o que escrevi”, diz.

Caso não consiga vaga na USP ou na Unicamp, Marcela terá de se mudar para Botucatu, onde está instalado o campus de medicina da Unesp. “Fiz uma prova atrás da prova, foi cansativo, mas valeu a pena. Quando começaram a sair as listas fiquei bastante ansiosa, você vê seu nome, mas não é acredita. É muito bom, você se sente realizada.”

Economia em Campinas

Com vaga garantida no curso de economia da Unesp, Otávio Gilioli Spinace, de 20 anos, torce para ser aprovado na Unicamp. Como mora em Jundiaí, no interior de São Paulo, prefere estudar em Campinas, sede da Unicamp, a Araraquara, onde fica o curso de economia da Unesp.

"Já conheço a Unicamp porque comecei a estudar geografia lá. É perto de Jundiaí, dá para ir e voltar para minha casa. De qualquer forma, se não passar vou estudar na Unesp." Para Spinace, a sensação de ver o nome na lista dos aprovados é de "dever cumprido."

De olho na Unicamp

Mario Piacentini Medeiros Fortunato, de 19 anos, morador em São Paulo, também está de olho na lista da Unicamp, apesar de ter garantido vaga no curso de administração da Unesp, em Tupã, no interior de São Paulo.

De qualquer forma, está pronto para deixar a casa dos pais neste ano: seja para Campinas ou Tupã. "Minha prioridade é a Unicamp, porque Campinas está mais perto para eu voltar e conviver com meus amigos de São Paulo. Também lá há espaço para prática esportiva que eu considero importante", afirma Fortunato que diz estar confiante na aprovação da Unicamp.

Calendário da Unesp

Caso os aprovados em primeira chamada na Unesp não façam as matrículas nos dias 10 e 11 de fevereiro, as vagas serão disponibilizadas para as chamadas seguintes. Os candidatos da lista de espera devem manifestar o interesse pela vaga entre os dias 12 e 15 de fevereiro.

A segunda convocação ocorre no dia 16. Outras chamadas serão anunciadas nos dias 21 e 28 de fevereiro; 14, 21 e 28 de março; 4, 11 e 18 de abril.

Neste processo seletivo, a Unesp oferece 6.483 vagas para as 155 opções de curso distribuídos em 28 unidades localizadas em 19 cidades de todas as regiões paulistas, inclusive a capital.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições