BA: Conselho Estadual de Educação discute novas diretrizes para a Educação Profissional

BA: Conselho Estadual de Educação discute novas diretrizes para a Educação Profissional

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:08

A elaboração das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio do Brasil entrou na pauta das discussões do Conselho Estadual de Educação (CEE). O CEE reuniu dezenas de representantes de instituições federais, estaduais, de entidades educacionais privadas e pesquisadores em Salvador, para o debate sobre a proposta da Resolução que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional nos termos da Lei nº 9.394/96, alterada pela Lei nº 11.741/2008, que está em discussão no Conselho Nacional de Educação (CNE).

No debate promovido pelo Conselho Estadual de Educação, conduzido pela presidenta do Conselho, professora Aylana Barbalho, e pelo presidente da Câmara de Educação Profissional do CEE, professor Albertino Nascimento, o também conselheiro professor Almerico Lima apresentou as principais questões que impactam a política pública de Educação Profissional. São questões como: A integração da EP às diversas modalidades de educação, às dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura, a proposta de formatação da matriz curricular dos cursos, projetos pedagógicos, currículo, certificação profissional e formação de professores.

A professora Aylana Barbalho disse que o evento refletiu o grande interesse de diferentes atores sociais pela Educação Profissional. "É importante discutir que tipo de Educação Profissional queremos ter, as bases científicas, a cultura, o contexto local, para não dar foco apenas ao mundo do trabalho. Esse é o momento que a gente precisa ampliar, fortalecer nossa compreensão dessa oferta para que, ao qualificar o trabalhador, se dê conta da formação plena do cidadão, preparando-o para o contexto e convivência nessa sociedade", afirmou.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições