Boa gestão da merenda premia 21 municípios de todo o país

Boa gestão da merenda premia 21 municípios de todo o país

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:06

Foram conhecidos nesta segunda-feira, 29, os 21 municípios premiados na 7ª edição do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar. A cerimônia ocorreu em Brasília e teve a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da Educação, Fernando Haddad.

“Quero agradecer aos prefeitos que se inscreveram, pois mostram que estão realmente preocupados com a alimentação de seus alunos”, afirmou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após entregar os troféus. Lula lembrou, ainda, da importância da criação da lei da merenda escolar (Lei nº 11.947/2009), que determina que 30% dos recursos repassados pelo governo federal para a alimentação escolar devem ser utilizados na compra de produtos da agricultura familiar: “A compra dos produtores locais ajuda no desenvolvimento dos municípios.”

Na ocasião, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, elogiou a parceria entre merenda e agricultura familiar. “Os 30% da alimentação escolar para a agricultura familiar estão fazendo uma revolução no país”, disse.

Este ano, estavam inscritos 1.340 municípios. A avaliação dos projetos foi feita com base na análise das informações prestadas pelos gestores públicos sobre cinco aspectos da execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): administrativo financeiro, eficiência nutricional, desenvolvimento local, participação social e valorização profissional de merendeiras.

Após averiguação de todos os formulários, foram selecionados 70 municípios. Em seguida, a comissão julgadora escolheu 36 prefeituras finalistas que, entre agosto e setembro, receberam visitas técnicas de pesquisadores, com apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para avaliação final. Nova reunião do júri selecionou os 21 municípios que mais se destacaram na gestão do PNAE em todo o Brasil.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições