Brasileiros conquistam medalha em olimpíada de biologia em Taiwan

Brasileiros conquistam medalha em olimpíada de biologia em Taiwan

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:33

Pedro Oliveira e  Rafael Lima (últimos da direita)

com demais integrantes da delegação brasileira

(Foto: ANBIo/ Divulgação)

  Dois estudantes brasileiros conquistaram medalhas de bronze na 22ª Olimpíada Internacional de Biologia realizada, em Taipei, capital de Taiwan. Pedro Barbosa Oliveira, de 18 anos, e Rafael Lima, de 19 anos, ambos de Fortaleza, conseguiram se destacar entre os mais de 200 competidores de 56 nações. O evento terminou neste domingo (17).

A competição reuniu duas provas teóricas e quatro práticas envolvendo temas sobre biologia; ecologia e sistemática; botânica e genética e bioquímica. Todas as provas tiveram de ser executadas individualmente. Pedro Oliveira, um dos medalhistas, contou que entre as provas práticas, os competidores tiveram de retirar o nervo de um sapo, além de ter de identificar plantas, fazer lâminas e análise de cristais.     "A participação do Brasil foi boa na parte teórica, mas na prática não conseguimos manter o mesmo nível dos outros competidores porque ainda falta aparato nos colégios para treinarmos", disse Oliveira, que já conquistou medalha de bronze em uma olimpíada de biologia realizada no Peru.

Oliveira e Rafael Lima que também conquistou medalha de bronze fazem curso pré-vestibular em Fortaleza e pretendem ingressar no curso de medicina.

Histórico

Com o resultado deste ano, a equipe brasileira repetiu o desempenho obtido na olimpíada do ano passado (em Changwon, na Coréia do Sul). O país participa da competição desde 2005 e já conquistou cinco medalhas de bronze (uma em 2009, duas em 2010 e duas em 2011). No próximo ano, o evento científico acontecerá em Singapura.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições