MENU

British Council oferece auxílios a jovens pesquisadores

British Council oferece auxílios a jovens pesquisadores

Atualizado: Sexta-feira, 13 Junho de 2008 as 12

Até o próximo dia 2 de julho o British Council receberá inscrições de jovens pesquisadores de todo o mundo, incluindo o Brasil, para o RXP (Researcher Exchange Programme). O programa se destina a interessados em disputar auxílios no valor de até 5 mil libras para o desenvolvimento de pesquisas científicas em cooperação com o Reino Unido. O objetivo do Researcher Exchange Programme é ajudar na formação de novos vínculos de pesquisa entre Instituições de Ensino Superior e laboratórios de pesquisa no Reino Unido e em outros países por meio de visitas únicas ou programas de curta-duração.

Como de costume, o British Council não divulgou o número exato de auxílios que serão oferecidos. Segundo a entidade, este número depende da qualidade das propostas recebidas. Para se ter uma idéia de quantos projetos de pesquisa costumam ser contemplados, só no biênio 2007/2008 foram oferecidos 84 auxílios, 24 deles recebidos por pesquisadores brasileiros.

Durante o período do intercâmbio, os jovens pesquisadores terão chance de trabalhar com tecnologias de ponta, participar de equipes multi-culturais de pesquisa e de formar redes de contatos com pessoas em sua área. Por essa razão, serão contemplados jovens pesquisadores em início e meio de carreira que proponham intercâmbio de informações, idéias e conhecimento para o estabelecimento de relacionamentos profissionais em qualquer área de Ciências; Engenharia e Tecnologia;Ciências Sociais; e Humanas.

O termo pesquisador de pós-doutorado refere-se ao profissional em início de carreira na pesquisa e que deseje estabelecer contatos internacionais em sua área de trabalho. O candidato deve ter completado o doutorado (ou estar a até 12 meses de fazê-lo). Não deve ter mais do que cinco anos de vínculo em tempo integral numa universidade ou instituto de pesquisa e não pode ter mais que 10 anos de experiência ativa em pesquisa. As propostas devem ser feitas individualmente, mas podem se inscrever no programa mais de um pesquisador da mesma equipe de pesquisa.

Não serão aceitos candidatos com experiência prévia significativa no país que pretende visitar. O candidato poderá ter participado de cursos de graduação ou pós-graduação workshops ou conferências não baseadas em pesquisas naquele país desde que ele não tenha participado de pesquisas ativas, seja individualmente ou como parte de uma equipe.

O programa cobre despesas de viagem e manutenção. Uma pequena parte do auxílio (até 250 libras) poderá ser utilizada para itens de consumo, embora esse tipo de gasto, seja preferencialmente bancado pelo laboratório que receberá o pesquisador. O valor não poderá ser utilizado para cobrir os 'bench fees', contas de serviço ou pagamento de funcionários, equipamentos ou salários.

Excepcionalmente este ano de 2008 - em comemoração aos 200 anos de Charles Darwin - estão abertas as inscrições para o novo programa de pesquisa Darwin RXP Awards. Pesquisadores interessados em disputar fomentos de até 5 mil libras nas seguintes áreas: ecologia comportamental; biodiversidade; biologia comparativa; biologia do desenvolvimento e biologia evolutiva; sistemática; ecologia; processo evolucionários; paleobiologia; população & genética evolucionária podem se inscrever até o mesmo dia 2 de julho.

Para se informar a respeito do procedimento de inscrições, acesse a página do Universia Brasil .

veja também