Candidatos do Sisu têm até esta quinta para entrar em lista de espera

Candidatos do Sisu têm até esta quinta para entrar em lista de espera

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:55

Os candidatosque quiserem participar da lista de espera do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) têm até esta quinta-feira (17) para declarar interesse pelas vagas que sobrarem.

O sistema utiliza a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para selecionar estudantes para mais de 83 mil vagas em universidades federais e institutos de educação superior.

O MEC (Ministério da Educação) não informa quantos postos de estudo sobraram entre as três listas de chamada do Sisu, nem faz um balanço das vagas, mas a expectativa é que o número seja alto - no ano passado, o preenchimento de vagas ficou em torno de 25% a 30% em cada rodada do sistema. Se a lógica for mantida neste ano, a sobra pode ser de até 20 mil oportunidades.

A matrícula dos aprovados na terceira chamada encerrou-se ontem, na quarta-feira. Os candidatos tiveram que entregar uma lista de documentos, disponível no boletim individual no site do Sisu. O mesmo procedimento vai ser adotado para alunos que vierem a ser aprovados pela lista de espera.

Sobra de vagas

Do total de vagas oferecidas na primeira lista do Sisu, sobraram 200. Segundo o MEC, elas eram destinadas às políticas afirmativas, como cotas para população negra, indígena ou para candidatos com deficiência.

Para diminuir o alto número de vagas ociosas, o ministério mudou as regras adotadas do Sisu neste ano. Agora, o estudante que for aprovado no curso de primeira opção e não efetuar a matrícula, neste ano, perde o direito à vaga. Em 2010, o aluno que não fizesse a matrícula ou perdesse o prazo tinha a opção de se cadastrar novamente no sistema e concorrer aos cursos em novas rodadas de inscrição.

Criado pelo MEC em 2010, o Sisu unifica a oferta de vagas em instituições de ensino superior. Para participar, o candidato precisa ter feito o Enem.

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições