Cariri paraibano terá campus da Universidade Federal de Campina Grande (PB)

Cariri paraibano terá campus da Universidade Federal de Campina Grande (PB)

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:30

Localizado no semiárido nordestino, o município de Sumé, na Paraíba, ganha este ano um campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Distante 250 quilômetros de João Pessoa, capital da Paraíba, e a 130 quilômetros de Campina Grande – a segunda cidade mais populosa do estado – Sumé terá o seu primeiro vestibular nos dias 5 e 6 de julho, para três engenharias e duas licenciaturas.

O campus de Sumé, segundo o diretor da unidade, Márcio Caniello, além de levar educação universitária pública ao Cariri paraibano, inova com a criação de licenciaturas em educação do campo e em ciências sociais. A graduação em educação do campo prepara professores para lecionar nas escolas rurais, que constitui uma das principais carências em todo o país; e o curso de ciências sociais capacita professores para ensinar sociologia e filosofia, disciplinas obrigatórias no ensino médio desde 2008.

A formação em engenharia também atende necessidades de pesquisa e de qualificação profissional para responder aos desafios do semiárido. Os cursos são de biossistemas, biotecnologia e bioprocessamento e de produção, com foco na agroindústria. Em março de 2010, o campus abre dois cursos de tecnólogo, com duração de dois anos, em gestão para o desenvolvimento rural e gestão pública, ambos no sistema de alternância (aulas presenciais no campus e práticas na propriedade da família do aluno).

A escolha das áreas de formação superior, explica o professor Caniello, foi compartilhada entre a universidade e a comunidade. Desde 2003, a UFCG desenvolve em Sumé, município com 16,5 mil habitantes, o projeto Universidade Camponesa (UniCampo), que é um curso de extensão para jovens agricultores. A UniCampo foi a semente do campus, diz o diretor, mas também concretiza a expansão das universidades públicas federais para o interior do país.

A meta da Universidade Federal de Campina Grande é instalar em Sumé 15 cursos dentro de cinco anos e abrir 3.650 vagas. A criação da unidade faz parte da primeira fase de expansão universitária promovida pelo Ministério da Educação, entre 2005 e 2006.

Inclusão

O foco dos cursos é o desenvolvimento sustentável do semiárido, considerando o potencial econômico-produtivo, as vulnerabilidades ambientais, sociais e educacionais. O campus de Sumé possibilitará transformar uma área de exclusão universitária, numa região que compreende 29 municípios do Cariri paraibano, com predomínio da agricultura familiar, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O Cariri paraibano está localizado no sul do estado, onde vivem mais de 160 mil pessoas. O clima é típico do semiárido – clima seco com chuvas ocasionais concentradas em poucos períodos do ano e temperaturas altas.

Pesquisa do MDA indica que a região do Cariri paraibano tem altos índices de analfabetismo entre os jovens: de 15 a 17 anos, 7,17% são analfabetos (a média nacional nessa faixa etária é de 1,7%); de 18 a 24 anos, 15% (média nacional, 2,4%); e com mais de 25 anos, 37%.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições