Ceará, Bahia, Paraná e DF lideram o Escolha Premiada

Ceará, Bahia, Paraná e DF lideram o Escolha Premiada

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

Terminado o prazo de participação do Escolha Premiada, os estados do Ceará, Bahia, Paraná e o Distrito Federal estão na liderança do concurso. Instituído pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para incentivar a rapidez na seleção dos livros didáticos que serão usados por alunos do 1º ao 5º ano da rede pública nos próximos três anos - de 2010 a 2012 -, o concurso estimulou mais de 27 mil colégios públicos de ensino fundamental a fazer suas opções nas duas primeiras semanas. O prazo finall para a escolha é o dia 28 de junho.

Pelo regulamento do concurso, serão excluídas da disputa as escolas que alterarem o registro de obras selecionadas a partir do dia 22. Por esta razão, o resultado só será conhecido em 10 de julho, no término do período da escolha.

Prêmio - Dividido em quatro categorias - segundo a quantidade de escolas no estado e sua distribuição em áreas rurais e urbanas -, o concurso irá premiar as secretarias estaduais de educação com maior número de escolhas nas duas primeiras semanas do período. Também serão contempladas as três secretarias municipais de cada estado vencedor com maior índice de participação e os três colégios de cada um desses municípios que apresentaram maior rapidez na opção.

O prêmio será entregue até 90 dias após a divulgação do resultado final e é composto de 52 acervos completos do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), com 559 obras cada, totalizando cerca de 30 mil livros.

Guia - Como orientação aos professores e diretores, o FNDE, em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, elaborou o Guia do PNLD 2010, com um resumo de todos os livros didáticos ofertados. Enviado em versão impressa para as escolas de ensino fundamental, o guia também pode ser consultado na página principal do FNDE, em Destaques.

No mesmo local encontram-se informações sobre como navegar no sistema, cuidados com a senha e com o código de segurança e as normas de conduta a serem seguidas pelas editoras e escolas durante o período da escolha.

As escolas que não quiserem as obras do Programa Nacional do Livro Didático devem registrar essa opção no sistema. Do contrário, receberão compulsoriamente os livros mais requisitados em seu município.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições