Cefet oferece pós-graduação a professores em Mato Grosso

Cefet oferece pós-graduação a professores em Mato Grosso

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

O Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Mato Grosso obteve aprovação para oferecer a seus professores o curso de mestrado interinstitucional na área de engenharia elétrica e os de doutorado interinstitucional nas de engenharia elétrica e geotecnia. O investimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável pela autorização, será de aproximadamente R$ 1,4 milhão.

O curso de mestrado terá duração de dois anos e os de doutorado, de quatro anos. Todos devem ter início ainda neste primeiro semestre, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), que vai oferecer os cursos de mestrado em engenharia elétrica e de doutorado em geotecnia, e com a Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), a quem caberá o de  doutorado em engenharia elétrica.

Os professores das duas instituições ministrarão as aulas no próprio Cefet-MT, em turmas de até 20 alunos. O processo seletivo, a ser coordenado pelas universidades, dever ocorrer a partir da segunda quinzena deste mês.

Segundo o diretor de pós-graduação e pesquisa do Cefet-MT, Ruy de Oliveira, a qualificação interinstitucional prevê, além das aulas, um período de estágio na universidade promotora do curso, com duração de quatro meses para o de mestrado e de nove meses para o de doutorado. ''Os programas de qualificação proporcionarão aos servidores do Cefet a obtenção de títulos de mestre ou doutor sem que eles precisem se afastar integralmente da instituição'', disse Oliveira. ''O processo de qualificação será determinante com a transformação dos Cefets em institutos federais de educação, ciência e tecnologia, uma vez que os institutos terão entre suas funções a de gerar conhecimento por meio de pesquisas científicas e aplicadas''.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições