Centro-Oeste define finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa

Centro-Oeste define finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:31

Dos 5.563 municípios brasileiros, 5.545 inscreveram ao menos uma escola pública na Olimpíada de Português Escrevendo o Futuro. A participação de 98% dos municípios brasileiros é considerada um grande feito pelos organizadores da ação, que é uma estratégia de formação de professores travestida de concurso literário. Com a premiação dos finalistas do Centro-Oeste, nesta quarta-feira, 5 de novembro, a Olimpíada chegou à sua reta final.

De 4.066 escolas do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, serão escolhidos sete alunos de quarta e quinta séries de escolas públicas que participaram na categoria poesia. A premiação será na sede do Serviço Social da Indústria (Sesi), em Goiânia, às 18h30.

Da etapa regional da Olimpíada, realizada em Goiânia, os sete classificados irão para a final em Brasília, no dia 1º de dezembro.  Eles se juntam aos outros 28 já classificados, das regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Na etapa nacional serão escolhidos 15 vencedores, três em cada categoria: poesia (quarta e quinta série), memória (sétima e oitava série) e artigo de opinião (segundo e terceiro ano do ensino médio).

De acordo com especialistas, um dos maiores trunfos da olimpíada é o processo de formação de professores, já que para participar eles têm de aperfeiçoar os métodos de ensino da leitura e da escrita. A Olimpíada recebeu a inscrição de 202 mil professores. A partir desse número, estima-se que 6 milhões de estudantes tenham participado do evento. O número exato não pode ser precisado, porque os estudantes não se inscrevem para a competição.

Parceria do Ministério da Educação, da Fundação Itaú Social e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a Olimpíada da Língua Portuguesa é uma forma de estimular nos estudantes o gosto pela leitura e aprimorar o ensino da escrita em escolas públicas

Sugestão de Imagem: Sistemas-fc149dg hd de backup em wendelWEBMateriasCadernoPoesia

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições