CNPq investe em pesquisas de biocombustíveis

CNPq investe em pesquisas de biocombustíveis

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

O CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) irá investir R$ 11,6 milhões em ações de cooperação internacional na área de biocombustíveis de segunda geração. O objetivo é incentivar a colaboração científica e tecnológica ou de inovação entre grupos de pesquisa brasileiros e dos países Membros ou Associados da União Européia. As propostas devem ser encaminhadas até 12 de julho.

Há oportunidades para projetos que desenvolvam novas tecnologias para a produção de biocombustíveis de segunda geração e apresentem melhorias e avanços tecnológicos em relação às matérias primas oriundas da biomassa, às técnicas de conversão, à integração de processos e a sustentabilidade.

As propostas devem abordar os seguintes temas: caracterização e o pré-tratamento das matérias primas; conversão bioquímica e termoquímica de materiais lignocelulolíticos; utilização, valorização e economia no uso de resíduos; subprodutos e processos e fluxos de resíduos; otimização de água e balanços energéticos; e avaliação da sustentabilidade. Após a conclusão do desenvolvimento tecnológico, a pesquisa deverá incluir planta de fábrica, levando-se em conta o conceito de integração energética.

As atividades de pesquisa devem ser bem articuladas de modo a agregar competências que venham gerar um verdadeiro impacto nos campos científico, tecnológico, econômico, social e ambiental. Além disso, devem ter metas quantitativas e qualitativas bem definidas, compreendendo pesquisa, recursos humanos, transferência de conhecimento para a sociedade, setor empresarial e governamental.

Poderão apresentar propostas pesquisadores doutores com vínculo empregatício ou funcional com instituição de Ensino Superior, centro e instituto de pesquisa e desenvolvimento público, ou privado sem fins lucrativos, com sede no País. Os profissionais devem ainda ter o currículo cadastrado na Plataforma Lattes.

Além do apoio financeiro do CNPq, o Edital conta com a parceria das Fundações de Amparo à Pesquisa do Amazonas (FAPEAM), Distrito Federal (FAPDF), Minas Gerais (FAPEMIG), Piauí (FAPEPI) São Paulo (FAPESP), Rio de Janeiro (FAPERJ), Pernambuco (FACEPE) e Rio Grande do Sul (FAPERGS).

Mais informações podem ser obtidas no editar do programa, disponível no site do CNPq.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições