Compreender o texto é fundamental para se dar bem na prova de inglês

Compreender o texto é fundamental para se dar bem na prova de inglês

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:23

O mercado de trabalho exige, cada vez mais, que o candidato tenha um conhecimento amplo da língua inglesa. O mesmo acontece em diversos vestibulares no Brasil e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Projeto Educação desta terça-feira (18) mostrou que saber interpretar bem um texto é o caminho para o sucesso não só nos testes, mas na carreira profissional.

“A compreensão do texto é tudo. Para ter sucesso, o candidato precisa estar lendo. E precisa estar atento, também, às expressões idiomáticas”, alerta o professor de inglês, Marco Antônio. Ele explica que há duas formas de chegar à compreensão textual: “Pode pegar o sentido geral, que é o que nós chamamos de Reading for Gist. E a outra habilidade é o Scanning Reading, que é pegar as informações específicas do texto”.

Falar inglês faz parte da rotina de trabalho da secretária-executiva Liélia Barbosa, 27 anos. O dia a dia no escritório também exige que ela escreva e leia muitos textos em língua inglesa. A habilidade no idioma proporcionou a Liélia uma oportunidade preciosa na carreira. Depois de três meses de contratação passou de recepcionista para secretária do diretor-presidente da empresa.

“É importante para a empresa ter um profissional qualificado, para a demanda dela. E é importante para mim, como profissional, que a empresa reconheça os valores que a gente tem”, conta.

O que aconteceu com Liélia é algo cada vez mais comum nas empresas. De acordo com a psicóloga Ana Tereza de Almeida, consultora de Recursos Humanos, em alguns setores, o domínio do inglês deixou de ser um diferencial para se tornar um pré-requisito para o candidato ao emprego ficar com a vaga.

“A valorização do idioma é algo que, realmente, deve ser um investimento para o candidato. Há uma busca incessante por profissionais que têm uma fluência verbal e auditiva desse conhecimento”, pontua a psicóloga.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições