MENU

Concurso premiará estudantes com viagens ao exterior

Concurso premiará estudantes com viagens ao exterior

Atualizado: Quinta-feira, 16 Julho de 2009 as 12

Estão abertas até 8 de setembro as inscrições para o concurso Caminhos da Liberdade, destinado a alunos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O objetivo do concurso é estimular o resgate da memória histórico-cultural do processo de Independência do Brasil. O prêmio será uma viagem de estudos à Espanha e ao Paraguai.

A iniciativa é da Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação. Na cerimônia de lançamento, na quarta-feira, dia 15 de julho, em Brasília, a representante da OEI, Ivana de Siqueira, disse que o projeto integra as comemorações do bicentenário de independência dos países ibero-americanos, no período de 2010 a 2022.

Podem participar do concurso alunos de 16 e 17 anos que estejam matriculados em qualquer curso em instituições de ensino da rede. Eles devem apresentar trabalho sobre a influência do contexto político-econômico no momento histórico da independência ou sobre identidades culturais nas raízes dos processos de independência nas Américas hispânica e portuguesa.

Os vencedores, na companhia de estudantes de países ibero-americanos, farão viagem de estudos histórico-culturais a Assunção - percorrerão caminhos trilhados por religiosos franciscanos e jesuítas - e, em seguida, a Madri, Sevilha e Cádiz.

A viagem está prevista para o período de 18 de outubro a 1º de novembro. Além do Brasil, organizam o concurso a Argentina, Bolívia, Chile, Espanha, Paraguai, Portugal e Uruguai.

As inscrições devem ser feitas na página eletrônica do concurso .

veja também