Concurso vai premiar livros destinados a recém-alfabetizados

Concurso vai premiar livros destinados a recém-alfabetizados

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

Escritores brasileiros e africanos de língua portuguesa ainda podem se inscrever na terceira edição do concurso "Literatura para Todos". O prazo para os autores enviarem as obras termina no próximo dia 20.

O concurso, promovido pelo Ministério da Educação, vai distribuir R$ 90 mil entre oito escritores brasileiros e um de país africano de língua portuguesa - Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Cada autor selecionado receberá R$ 10 mil em dinheiro e terá a obra publicada e distribuída pelo MEC.

Com um mínimo de 30 e o máximo de 40 páginas, as obras devem ser inéditas e específicas para novos leitores, que ainda estão aprendendo a ler e a escrever. Podem concorrer textos nas modalidades prosa (conto, novela ou crônica), poesia, perfil biográfico, dramaturgia e textos da tradição oral (em prosa ou em verso).

Para esse novo público, inexperiente em termos de leitura, os livros devem ter narrativa atraente e não podem ser confundidos com tarefas escolares. Os textos devem favorecer o envolvimento afetivo do leitor e possibilitar a comunicação, a compreensão, o entendimento e a crítica.

Entre os critérios de julgamento para a seleção das obras, serão valorizados fatores como linguagem capaz de estimular a imaginação, reflexão e narrativas que contribuam para a construção da consciência individual, social e ética. Não serão aceitos trabalhos com temas religiosos, que tratem de conduta moral ou com abordagens preconceituosas.

Conforme o Edital nº 7/2009, os escritores brasileiros devem enviar os textos pelos Correios. Os africanos encaminharão as obras para as embaixadas do Brasil em seus países.

Postado por: Felipe Pinheiro  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições