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Confira os dez cursos de graduação com maior número de alunos no país

Confira os dez cursos de graduação com maior número de alunos no país

Atualizado: Quinta-feira, 13 Janeiro de 2011 as 1:43

Com 1.102.579 matrículas, administração era o curso com maior número de estudantes no país em 2009, segundo o censo da educação superior divulgado pelo Ministério da Educação nesta quinta-feira (13). O universo representa 18,5% do total de universitários do país.

Em 2008, administração já liderava o ranking do curso mais populoso. Na época eram 864.223 matrículas, o equivalente a 17% do total de universitários.

O censo de 2009 também mostrou que quase metade do número de matrículas da educação superior concentra-se nos cursos de administração, pedagogia, direito e engenharia.

Entre os dez maiores cursos de graduação, os que tiveram maior crescimento (acima de 50%) no período de 2005 a 2009 foram: engenharia, enfermagem e administração. No mesmo período, houve um decréscimo de 2% no número de matrículas nos cursos de letras e pequeno crescimento nos cursos de educação física (4%), comunicação social (11%) e direto (15%).

Dez maiores cursos de graduação presencial e a distância em número de matrículas

Curso                                            Matrículas

Administração                                1.102.579

Direito                                            651.730

Pedagogia                                      573.898

Engenharia                                    420.578 7

Enfermagem                                  235,804

Ciências contábeis                         235,274

Comunicação social                       221,211

Letras                                           194,990

Educação física                             165,848

Ciências biológicas                        152,830

Outros cursos                             1.999,279

Total                                           5.954,021

O censo também aponta que os cursos de educação a distância aumentaram em 30,4% em relação a 2008. Neste mesmo período, os cursos presenciais subiram 12,5%. O número de matrículas na modalidade a distância, em 2009, atingiu 14,1% do total de matrículas da graduação.

O aluno de graduação de ensino a distância ingressa na educação superior mais tardiamente do que o da graduação presencial e, por conseguinte, a conclusão do curso a distância ocorre, em média, aos 36 anos, enquanto na presencial os alunos concluem aos 28 anos.

De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, o crescimento dos cursos superiores a distância traz também preocupação com a qualidade do ensino promovido por essas instituições, principalmente nas licenciaturas. O ministro determinou à Secretaria de Educação Especial do MEC que intensifique a fiscalização desses cursos.

“Nós entendemos que podem ser cursos de qualidade, mas há uma preocupação com a questão da qualidade até porque é muito insipiente no Brasil a educação a distância. Tem países em que 50% da matrícula é feita em cursos a distância, no Brasil são 14%. Temos espaço para expandir, mas com critério de qualidade", disse Haddad.

Enquanto 71% dos cursos presenciais são de bacharelado, metade dos cursos de ensino a distância é de licenciatura.

Cursos tecnológicos

Os cursos tecnológicos representaram 11,4% do total de matrículas na graduação presencial e a distância no ano de 2009. Houve um aumento considerável em cinco anos. Em 2004, havia 5.609 estudantes matriculados em cursos com este perfil, já em 2009, este universo subiu para 193.949 alunos.

O censo aponta, ainda, que o crescimento do número de matrículas nos cursos tecnológicos é observado de forma mais acentuada nas instituições de ensino privadas do que nas públicas

Vagas ociosas

Das 3.164.679 vagas oferecidas aos cursos de ensino superior em todo o país em 2009,  somente 1.511.388 foram preenchidas. Entre as vagas das universidades públicas, 354.331 (de um total de 393.882) foram ocupadas.

Entre os institutos de ensino particulares, o número de vagas ociosas foi maior. das vagas 2.770.797 oferecidas, somente 1.157.057 foram preenchidas.

Por: Débora Santos, Fernanda Nogueira e Vanessa Fajardo

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