MENU

Conselho de Educação dá autonomia para Faculdades de Tecnologia

Conselho de Educação dá autonomia para Faculdades de Tecnologia

Atualizado: Sexta-feira, 18 Março de 2011 as 8:37

As Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo) receberam autonomia após uma decisão tomada na última quarta-feira (16) pelo CEE (Conselho Estadual de Educação).

Segundo o presidente do conselho, Hubert Alquéres, a decisão foi tomada porque as Fatecs, cada vez que fazem modificações no currículo ou que criam cursos, têm que pedir autorização para CEE. Isso gera burocracia sem necessidade, diz Alquéres.

As instituições são administradas, atualmente, pelo Centro Paula Souza, do governo de São Paulo.

Com a decisão, o Centro Paula Souza ganha autonomia para abrir e fechar cursos, aumentar e diminuir o número de vagas e mudar a grade curricular imediatamente.

As mudanças foram autorizadas nas 49 Fatecs espalhadas pelo Estado, onde há cerca de 50 mil alunos.

Sem mudança no orçamento

Para o presidente do órgão, o que vai mudar são as decisões, que serão feitas de forma mais ágil e com menos burocracia. Não haverá impacto financeiro nem mudança no orçamento.

Alquéres ressalta que o Conselho Estadual de Educação terá mais tempo para se dedicar a outras questões importantes, como o Plano Estadual de Educação, elaborado em parceria entre o órgão e o MEC (Ministério da Educação).

Segundo ele, o ministro da Educação, Fernando Haddad, aprovou o resultado do plano estadual e já o encaminhou para apreciação dos deputados.

Alquéres ainda abordou a possibilidade de o plano ser modificado pelos parlamentares, mas considera que em essência não haverá transformação.

As ações do projeto começarão nos próximos meses e terão apoio de uma equipe de técnicos da Secretaria de Educação e membros do conselho, além da participação de diretores e supervisores de ensino.

veja também