MENU

Curso gratuito a distância ensina a administrar o tempo

Curso gratuito a distância ensina a administrar o tempo

Atualizado: Segunda-feira, 14 Julho de 2008 as 12

Sheila Rafaini Lopes tinha uma apertada agenda que incluía trabalho, faculdade, inglês e ballet. A estudante de Psicologia da Universidade Mackenzie, tinha que se desdobrar para dar conta de tais atividades até o ano passado. Não contente, dedicava um final de semana por mês para aulas de acupuntura e todo os domingos para o trabalho voluntário em uma entidade beneficente da zona leste de São Paulo.

Ela planejava o dia seguinte na noite anterior e aproveitava cada momento livre para fazer trabalhos da faculdade ou estudar para provas. ''Naquele ritmo, não tinha tepo para refletir e era muito estressante saber que não dava para ser cem por cento em todas as atividades'', diz Sheila. Apesar de tantas atividades, não sentia seu rendimento ser afetado em nenhuma das ocupações. ''Desde o ensino médio, via colegas que despediçavam tardes na frente da televisão e não conseguiam cumprir as tarefas, enquanto eu conseguia'', confidencia.

A administração do tempo é essencial para o sucesso de um estudante e, conseqüentemente, de um estagiário. O assunto é tão recente que serve de tema aolançamento do Programa CIEE de Educação a Distância (EaD). feito pela internet, com inscrições pelo site www.ciee.org.br , o curso desenvolve desde a habilidade de priorizar as tarefas por ordem de importância até a de se esquivar dos tomadores de tempo, como excesso de telefonemas, papéis e tarefas. Os estudantes poderão fazer o download de uma apostila com o conteúdo teórico do curso e terão o acompanhamento on-line de tutoras aptas a tirar dúvidas por salas de bate-papo e e-mail. Ao final, os aprovados podem imprimir um certificado de participação.

Mesmo sem ter sido aluna de EaD do CIEE, a futura psicóloga percebeu que precisaria abrir mão de algumas atividades para, neste ano, realizar seu trabalho de conclusão de curso e procurar um estágio na área. Assim, parou o ballet e o trabalho - que já era temporário. Com tempo livre para pesquisa e uma maior qualidade de vida, o que Sheila sente mesmo é saudade da correria: ''Uma coisa que aprendi sozinha é que quanto mais coisas fazemos, mais arranjamos tempo para nos dedicar a outras''.

veja também