Curso mostra como verificar a situação das escolas públicas

Curso mostra como verificar a situação das escolas públicas

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

Gestores e técnicos educacionais de Minas Gerais e do Maranhão passarão, nas próximas semanas, por capacitação para elaborar o Levantamento da Situação Escolar (LSE), sistema que permite verificar a situação das escolas públicas em relação a mobiliário, equipamentos, infraestrutura e material didático. Os cursos serão promovidos em Paracatu e em São Luís.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) pretende, com a capacitação, demonstrar como o levantamento pode ajudar na gestão educacional. Equipes estaduais e municipais de educação apreenderão a coletar os dados das escolas e inseri-los on-line no LSE.

Em São Luís, a capacitação envolverá técnicos de 217 municípios maranhenses e do governo estadual no Praia Mar Hotel. Serão mais de 600 participantes, divididos em três turmas. A primeira vai de 3 a 5 de agosto; a segunda, de 6 a 8; a terceira, de 10 a 12. Em Paracatu, na Câmara Municipal, serão capacitados técnicos de vinte municípios do noroeste de Minas, no período de 3 a 5 de agosto.

O LSE reúne as informações sobre as escolas públicas em um banco de dados central. As deficiências e as prioridades de cada unidade de ensino ficam acessíveis aos gestores, que podem usar as informações para balizar políticas públicas de ensino. O sistema também ajuda o FNDE a verificar a real necessidade de recursos de cada rede de ensino.

Este ano, já foram realizados cursos no Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Espírito Santo. A expectativa é formar técnicos em todas as regiões até o fim do ano.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições