MENU

DAAD oferece bolsas para pós-graduação em Políticas Públicas e Boa Governança na Alemanha

DAAD oferece bolsas para pós-graduação em Políticas Públicas e Boa Governança na Alemanha

Atualizado: Sexta-feira, 17 Outubro de 2008 as 12

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) está recebendo candidaturas até 31 de outubro de 2008 para seu novo programa de bolsas de pós-graduação master em política públicas e boa governança (PPGG). O programa tem como público-alvo graduados e profissionais das áreas de ciências políticas, jurídicas e econômicas, bem como de administração. Para candidatar-se, os interessados não podem ter concluído a graduação há mais de seis anos. Os cursos terão duração de dois anos em uma instituição de ensino superior alemã e terão foco em uma das seguintes áreas: políticas públicas, boa governança, relações internacionais, gestão pública, administração, sociedade civil.

Em carta de motivação, o candidato deverá informar qual a área ou o curso de seu interesse. Caberá ao DAAD, entretanto, definir os cursos para os quais irão os bolsistas. Para os cursos ministrados em inglês, serão exigidos bons conhecimentos de inglês. Para aqueles em alemão, terão prioridade aqueles que já tiverem ao menos conhecimentos básicos de alemão em nível A2. Todos receberão bolsa para curso de alemão na Alemanha de quatro ou seis meses, antes do início da pós-graduação. Os cursos de alemão de seis meses começarão em abril de 2009. As bolsas estão fixadas em 750 euros mensais, mais seguro-saúde e auxílio para viagem, bem como outros eventuais subsídios, conforme cada caso. Os candidatos não podem estar residindo na Alemanha há mais de um ano.

Para melhor orientação, os interessados devem ler e seguir o edital em inglês ou em alemão . Pedidos de esclarecimento devem ser encaminhados, em alemão ou inglês, diretamente ao DAAD em Bonn, pelo endereço [email protected] . As candidaturas devem ser encaminhadas ao Escritório Regional do DAAD no Rio de Janeiro, a/c Ursula Danemmann.

veja também