Dados do MEC apontam a formação de quase 28 mil jornalistas

Dados do MEC apontam a formação de quase 28 mil jornalistas

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

Segundo levantamento do MEC, quase 28 mil jornalistas se formaram em 534 cursos da área espalhados pelo Brasil. O dado é referente à última pesquisa feita pela instituição, em 2006. A FENAJ contesta o número: a estimativa da organização é de que entre 7 e 8 mil jornalistas são formados todos os anos.

Para Sérgio Murilo de Andrade, presidente da FENAJ, uma relação entre o número de estudantes que ingressam nos cursos de jornalismo e o número de concluintes deve ser feita. “Muitos estudantes ingressam nos cursos de jornalismo, mas, em muitos casos, menos da metade conclui”, afirma Andrade.

O número de interessados pela área jornalística vem crescendo. O último vestibular da Fuvest mostrou que jornalismo foi o curso mais concorrido, com mais de 2500 inscritos para apenas 60 vagas.

Os formandos são muitos, ao contrário das vagas no mercado de trabalho. De acordo com o Ministério do Trabalho, 1297 vagas foram criadas em 2006. no ano seguinte houve um crescimento, com 1409 vagas. Mas esse aumento ainda é pequeno para o número de jornalistas que são formados anualmente.

Os recém-formados se deparam com um mercado diverso, mas as redações estão cada vez mais enxutas. O jornalista que tinha uma função específica, agora trabalha em diversas funções, como pauta, reportagem, entre outras. Assessoria de imprensa e comunicação interna é um mercado que oferece mais vagas. “Vejo que o mercado é restrito para quem quer trabalhar em redação. A maioria dos meus colegas de classe está trabalhando em assessoria de imprensa”, afirma Bruno Calixto, recém formado pela UNESP, e repórter da ONG Amigos da Terra.

Jornalistas formados anualmente

Universidades Federais 1.942

Universidades Estaduais 621

Universidades Municipais 888

Univ. e faculdades particulares 13.004

Instituições Comunitárias, Confessionais e Filantrópicas 11.514

Cursos de jornalismo

Universidades Federais 40

Universidades Estaduais 22

Universidades Municipais 17

Univ. e faculdades particulares 296

Instituições Comunitárias, Confessionais e Filantrópicas 159

Dados: MEC (2006)

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições