MENU

Defensoria Pública questiona data da nova prova do Enem

Defensoria Pública questiona data da nova prova do Enem

Atualizado: Segunda-feira, 29 Novembro de 2010 as 11:39

A Defensoria Pública da União no Rio de Janeiro enviou nesta sexta-feira (26) ofício ao Ministério da Educação pedindo que seja reavaliada a data marcada para aplicação da nova prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. As provas serão realizadas às 13h de 15 de dezembro, uma quarta-feira.

Somente os alunos identificados como prejudicados por erros de impressão nas provas aplicadas no dia 6 de novembro terão direito ao novo exame. Segundo o defensor federal André Ordacgy, estudantes que trabalham poderão ter problemas por causa do agendamento da prova para uma quarta-feira.

Além disso, segundo ele, o trânsito durante a semana é mais intenso e pode prejudicar o acesso dos candidatos aos locais de provas. A Defensoria Pública sugere a remarcação da prova para um fim de semana.

O Ministério da Educação informou, por meio da assessoria de imprensa, que não recebeu ofício da Defensoria Pública e afirma que a data do novo Enem está mantida. Segundo a assessoria, a quarta-feira 15 foi escolhida para evitar ao máximo coincidência com datas de vestibulares.

A Defensoria argumenta ainda que, em alguns estados, a data vai coincidir com alguns vestibulares. Entre as instituições de ensino que vão realizar exames na mesma data estão o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Por: Débora Santos

veja também