Deputados viajam hoje à Bolívia para verificar situação de estudantes

Deputados viajam hoje à Bolívia para verificar situação de estudantes

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:20

Um grupo de deputados da Comissão de Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional viaja hoje para Cochabamba e Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, para analisar a situação de estudantes brasileiros que estariam passando por problemas junto à administração daquele País. A comissão recebeu reclamações dos estudantes de medicina de que o governo boliviano estaria exigindo a fixação de residência para poderem continuar os estudos.

Os parlamentares vão avaliar as condições de vida desses estudantes e reafirmar acordos entre Brasil e Bolívia para regularizar os diplomas, principalmente do curso de medicina, o mais procurado por brasileiros.

O presidente da comissão, deputado Gladson Cameli (PP-AC), que lidera a comitiva, disse que é preciso cobrar do governo boliviano o cumprimento dos acordos fechados a favor dos estudantes, até porque é interessante para a economia da Bolívia o ingresso dos brasileiros nas universidades de lá.

Dos 16 mil alunos brasileiros matriculados em universidades bolivianas, 90% são da região amazônica (Acre, Rondônia, Roraima e Amazonas).

Segundo o deputado Gladson Cameli, não faz sentido obrigar os estudantes a fixar residência, uma vez que moram na fronteira. Cidades como Brasiléia, no Acre, e Cobija, na Bolívia, são separadas por uma ponte.

O grupo de deputados viaja acompanhado de uma diplomata e vai se reunir amanhã com o secretário nacional de Educação da Bolívia. A comitiva se encontra também com representantes dos alunos e com a direção de três universidades bolivianas.

Também integram a comitiva os deputados Raul Lima (PSD-RR), Marcio Bittar (PSDB-AC) e Miriquinho Batista (PT-PA), além de dois deputados estaduais do Acre e um vereador. Os parlamentares vão elaborar um relatório para ser entregue aos ministérios de Relações Exteriores e da Educação.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições