MENU

Direito, medicina e engenharia: saiba por que esses cursos são campeões nos pré-vestibulares

Direito, medicina e engenharia são campeões nos pré-vestibulares

Atualizado: Terça-feira, 5 Outubro de 2010 as 10:05

Se você perguntar para um pré-vestibulando em que curso que ele está tentando uma vaga, é possível que ouça “direito”, “medicina” ou “engenharia”. Cursinhos consultados pelo UOL Vestibular confirmam: os cursos tradicionais e mais concorridos ainda fazem a cabeça de quem vai prestar vestibular neste ano. O que leva um estudante a optar por um desses três cursos? Os motivos variam –desde “vocação” à pressão da família–, mas a reportagem visitou cursinhos em São Paulo para tentar descobrir o porquê.

Pedro Vicente, 17, vai tentar entrar para engenharia de computação na USP (Universidade de São Paulo) e na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). “Sempre gostei de computador, fazia coisas em Flash. Gosto bastante de videogame”, afirma.

Bruno Blanco, 20, desistiu de economia para tentar engenharia química. Vai tentar neste ano, pela segunda vez, o novo curso. Ele diz que levou em conta o “status” da profissão e o “retorno financeiro”.

Trocas O caso de Carolina Strauss, 18, envolve uma troca entre os grandes cursos. Ela, primeiro, tentou medicina. Não conseguiu. “Minha cabeça pensa muito em exatas”, diz, ao tentar justificar a nova escolha: engenharia química (ou de alimentos). “Não vou mudar de novo.”

Já Natália Sales, 19, até tentou direito, mas mudou de ideia. “Chamou a atenção pelo mercado de trabalho. Desisti. Não tinha nada a ver comigo”, afirma. Ela, agora, aposta em uma área totalmente diferente: audiovisual. “Mas não sei como é o mercado”, diz.

Postado por: Guilherme Pilão

veja também