MENU

Diretores de escolas públicas farão intercâmbio nos EUA

Diretores de escolas públicas farão intercâmbio nos EUA

Atualizado: Quinta-feira, 23 Setembro de 2010 as 2:04

Vinte e quatro diretores escolares da rede pública brasileira visitarão os Estados Unidos, de13 de outubro a 6 de novembro, para conhecer o sistema educacional público norte-americano, participar de oficinas sobre liderança e gestão escolar, participar de reuniões com diretores e educadores com o objetivo de aprender, ensinar e, principalmente, trocar experiências em gestão e liderança escolar.

O intercâmbio faz parte do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar ¿ Ano Base 2009, promovido pelo Consed ¿ Conselho Nacional de Secretários, Undime ¿ União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Unesco e Fundação Roberto Marinho e que conta com o apoio da Gerdau, MBC, Instituto Razão Social, Gol Grupo, Todos Pela Educação e Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

Os diretores passarão uma semana em Washington, D.C. para participar do Seminário sobre Gestão e Liderança Escolares com diretores dos Estados Unidos, México e Argentina. Na segunda semana, eles serão divididos em subgrupos e cada um deles visitará um estado diferente, onde serão recebidos por um diretor americano que participará do programa no Brasil em agosto de 2011, como parte do intercâmbio. Os estados a serem visitados são: Carolina do Norte, Georgia, Maryland, Minnesota, Nevada, Nova Jersey, Massachusetts,Tennessee, Virgínia, Washington e o estado de Wisconsin.

O grupo é formado por diretores brasileiros premiados por sua excelência em liderança e gestão escolar nos seguintes estados brasileiros: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso dos Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraná, Paraíba, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

Desde 2000, mais de 200 diretores escolares já participaram desse intercâmbio que é parte da Parceria Educacional Brasil ¿ Estados Unidos, uma iniciativa dos governos dos dois países. No retorno ao Brasil, os 24 diretores participarão, ainda, da cerimônia de entrega do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar ¿ Escola Destaque Brasil, previsto para o dia 8 de novembro, no Rio de Janeiro.

veja também