Discussão sobre os caminhos da extensão universitária encerra seminário do Reuni

Discussão sobre os caminhos da extensão universitária encerra seminário do Reuni

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

Com um debate sobre as perspectivas da extensão universitária, foi encerrado nesta sexta-feira, dia 24 de julho, o 7º Seminário Nacional do Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais). Os desafios das relações da universidade com o meio externo foram o tema das discussões.

O reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Targino de Araújo Filho, ao fazer um histórico da extensão na rede federal de educação superior, destacou a criação, em 2003, do Programa de Extensão Universitária (ProExt). "A extensão não deve mais ser vista como uma ação redentora da universidade, mas como uma área que contribuiu, efetivamente, para o cumprimento dos objetivos. O principal deles, a produção e a difusão do conhecimento", disse.

Ao fazer um balanço preliminar do Reuni, instituído em 2007, o reitor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Renato de Aquino Nunes, avaliou a mudança provocada nas instituições. "A reestruturação proposta não foi apenas acadêmica, mas administrativa e de gestão", salientou.

Na avaliação da secretária de educação superior do Ministério da Educação, Maria Paula Bucci, um dos principais desafios da educação superior é a definição de uma nova forma de atuação das universidades federais. "Em todo o mundo, a universidade passa por um momento de profunda reestruturação", ressaltou. "Está em curso a busca por condições de competitividade, por inserção social e pelo fortalecimento de seus mecanismos de gestão."

Na definição do papel assumido pelas universidades, Maria Paula destacou as novas demandas. "Os países perceberam que, na atual sociedade do conhecimento, o diferencial entre as nações será medido a partir da produção de conhecimento", disse. "A capacidade de estabelecer diálogos sólidos entre os aparatos de desenvolvimento científico e tecnológico e os agentes do meio externo será determinante."

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições