Disputa por universidade pública é o dobro em SP

Disputa por universidade pública é o dobro em SP

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

Quem se forma no ensino médio em São Paulo encontra a maior competição do país por universidade pública no próprio Estado. Há 14 alunos para cada vaga, o dobro dos outros Estados.

A disparidade é ainda maior nas universidades federais: são 70 egressos do ensino médio para cada vaga; no restante do país, a média é de 11 estudantes por vaga, informa reportagem de Angela Pinho, publicada nesta segunda-feira pela Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).

O governo federal reconhece a distorção e diz que procurou corrigi-la com a ampliação do Prouni - que oferece vagas gratuitas em cursos privados-- e da rede de universidades federais no Estado (no governo Lula, o número de vagas subiu 260% em São Paulo).

Para especialistas, a desigualdade prejudica não só os alunos mas também a pesquisa no Estado.

Novos campi

O Estado de São Paulo poderá abrigar nos próximos anos mais cinco novos campi de universidades federais.

O Ministério da Educação está negociando uma área no Vale do Ribeira, no sul do Estado, para abrigar mais uma unidade da UFSCar.

Já a Unifesp estuda a implementação de quatro novos campi, dois na região metropolitana e dois na capital.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições