Educação discute tabagismo com funcionários da rede

Educação discute tabagismo com funcionários da rede

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

A Secretaria de Estado da Educação entra na luta contra o fumo e promove, amanhã, 22 de maio, o exame que mede a concentração de monóxido de carbono no organismo. O teste poderá ser feito pelos funcionários da pasta após a videoconferência "Ambiente Livre de Tabaco", que a Secretaria realiza em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Cerca de 500 pessoas, entre professores, coordenadores e diretores de escolas assistirão à palestra sobre a prevenção do consumo de cigarros e fatores de risco para doenças cardiovasculares que estão sujeitas pessoas expostas ao consumo e a inalação da fumaça de cigarros.

A palestra pretende oferecer instrumentos para que os educadores discutam com os alunos, em sala de aula, sobre os malefícios do cigarro e sobre a promoção da saúde no ambiente escolar.

Estudos feitos mostram que cerca de 35% das pessoas que não fumam apresentam índices de concentração de monóxido de carbono semelhantes aos registrados por fumantes.

No último dia 7 de maio, o governador José Serra sancionou a lei antifumo, que proíbe o consumo de cigarro e de derivados do tabaco em ambientes coletivo, privado e públicos de todo o Estado de São Paulo.

Entre as áreas de proibição do consumo de cigarro estão as áreas internas de restaurantes, lanchonetes e bares, além de empresas públicas e privadas. A lei antifumo deve entrar em vigor no próximo mês de agosto e é válida nos 645 municípios do Estado.

"É na infância e adolescência que adquirimos grande parte dos bons e maus hábitos que teremos ao longo da vida, por isso, é fundamental que as escolas e professores conscientizem os alunos dos males que o cigarro traz à saúde", afirma o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza.

Para realizar o teste que mede a concentração de monóxido de carbono os servidores da Educação devem comparecer à sede da Secretaria, na Praça da República, 53 - às 15h da sexta-feira, 22 de maio.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições