Educação Tecnológica terá exposição

Educação Tecnológica terá exposição

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Começam nesta terça-feira, 23 de setembro, as comemorações do centenário da rede de escolas técnicas federais, a completar no próximo ano. A exposição fotográfica De Aprendizes Artífices a Institutos Federais: 100 Anos de Compromisso com a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil será aberta na entrada privativa do edifício-sede do Ministério da Educação, em Brasília, às 16h. Durante o evento será lançada a Agenda do Centenário. A exposição retrata a história do ensino técnico no Brasil, o trabalho e o esforço de todos os que ajudaram a construir a rede de ensino profissionalizante. Da Agenda consta toda a programação a ser cumprida no próximo ano pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). Estão previstos o lançamento de publicações relacionadas ao centenário, a criação de um selo comemorativo, concursos e premiações, além de atividades culturais nas instituições públicas de educação profissional e tecnológica.

A história da rede teve início em 1909, quando o então presidente da República, Nilo Peçanha, assinou decreto que criava 19 escolas de aprendizes artífices, destinadas “aos pobres e humildes” filhos da classe operária. No documento, esses cidadãos eram chamados de “desvalidos da sorte”. A formação era voltada para o ensino industrial e qualificação da mão-de-obra.

Hoje, a rede federal de educação profissional e tecnológica está em processo de expansão. O centenário será marcado pela crescente qualidade das instituições, pelo aumento do número de escolas e pela grande transformação social que o ensino profissionalizante vem promovendo em todo o país. A rede conta com 200 escolas. Até o fim de 2010, serão 354. A exposição pode ser visitada até o dia 30/09/08.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições