Educadores brasileiros visitam faculdades comunitárias americanas

Educadores brasileiros visitam faculdades comunitárias americanas

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

Educadores de faculdades comunitárias dos Estados Unidos da América e de centros federais de educação tecnológica (Cefets) do Brasil reuniram-se, esta semana, no Conselho Americano de Educação, em Washington (EUA), para trocar informações e criar uma colaboração sustentável e produtiva entre os dois países. Após a discussão, os educadores brasileiros foram visitar as faculdades comunitárias dos EUA. Como parte do intercâmbio, os representantes das instituições norte-americanas visitarão, no futuro, as escolas brasileiras de formação profissional.

Os participantes do encontro, integrantes do programa Educação Superior para o Desenvolvimento, da Associação Nacional de Faculdades e Universidades Independentes, da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), do Departamento de Estado dos EUA e de cinco Cefets, fizeram um detalhamento do contexto da educação profissional e técnica dos dois países. Eles analisaram, ainda, o papel que cada sistema educacional desempenha no desenvolvimento da força de trabalho e na colaboração com a comunidade empresarial local.

Os representantes dos Cefets das regiões Sul, Sudeste, Norte, Centro-Oeste e Nordeste estão visitando community colleges no Texas, em Michigan, na Virgínia e na Califórnia. Eles têm interesse no papel que a educação profissional e técnica desempenha no desenvolvimento econômico e na ampliação das oportunidades econômicas para a população menos favorecida

Parceria

Os educadores brasileiros estão examinando as melhores práticas em cada community college dos EUA, inclusive a colaboração entre essas instituições e o setor privado. Eles estão visitando os campi das faculdades e se reunindo com líderes dos setores público e privado.

A parceria teve início em abril de 2007, quando um grupo de educadores brasileiros visitou as faculdades comunitárias nos EUA. Em seguida, dois consultores de educação superior americanos estiveram no Brasil, em setembro e outubro de 2007, para conhecer os sistemas públicos estadual e federal.

As visitas resultaram em um estudo comparativo intitulado American Community Colleges and Brazilian Vocational and Technological Education (Community Colleges Americanos e a Educação Profissional e Tecnológica Brasileira), cujos autores, dois americanos e dois brasileiros, são especialistas em educação profissional e tecnológica e em faculdades comunitárias.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições