Em 2014, provas do ENEM serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro

Em 2014, provas do ENEM serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro

Fonte: Globo.comAtualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:02
Enem 2014
Enem 2014

provas do enemAs inscrições da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão abertas na próxima segunda-feira (12), afirmou nesta quinta-feira (8) a assessoria de imprensa do Ministério do da Educação. As regras das provas deste ano serão publicadas em um edital na edição desta sexta-feira (9) do "Diário Oficial da União", diz a pasta.

O ministério prevê receber 8,2 milhões de inscrições no Enem, cerca de um milhão a mais do que no ano passado. O número de alunos que participaram dos dois dias de provas em 2013 foi de pouco mais de 5 milhões.

Assim como nos anos anteriores, o Enem será realizado em dois dias. Em 2014, ele acontece em 8 e 9 de novembro. No dia 8, um sábado, os candidatos farão as provas de ciências humanas e ciências da natureza entre as 13h e as 17h30 (no horário de Brasília). No dia 9, domingo, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação. Neste dia, o Enem será mais comprido, e acontecerá entre as 13h e as 18h30 (também no horário de Brasília).

"Nós sabemos o quanto o Enem é importante pro país do ponto de vida de oportunidades. Há uma grande responsabilidade do MEC na produção desse processo", afirmou o ministro da Educação, Henrique Paim, em entrevista coletiva na tarde desta quinta. "Na medida em que o processo do Enem vai sendo aperfeiçoado, vamos ganhando confiança e, com isso, gerando maiores oportunidades"

Paim reiterou que o Enem "é um processo complexo" que exige atenção dos participantes e familiares. "É importante que cada futuro participante tenha atenção pra esse nível de detalhe do edital para que a gente possa cumprir de forma correta a aplicação do Enem."

Inscrições
Para participar do Enem 2014, os candidatos deverão fazer sua inscrição pelo site oficial do exame entre a próxima segunda-feira e o dia 23 de maio. Segundo a assessoria de imprensa, as inscrições serão encerradas às 23h59 do dia 23.

A inscrição deverá ser confirmada por meio do pagamento do boleto até o dia 28 de maio. A taxa de inscrição será de R$ 35. A isenção da taxa vale para todos os estudantes de escola pública e a estudantes que comprovarem renda familiar inferior a R$ 1.086.

Segundo o ministério, neste ano o edital foi traduzido em libras, a língua brasileira de surdos, e o site do Enem terá uma versão do edital incorporado a um sistema de computação acessível para cegos, chamado Dosvox.

Sabatistas
Neste ano, os alunos sabatistas poderão fazer a prova do dia 8 às 19h (do horário de Brasília), exceto nos estados do Acre, Roraima, Rondônia e Amazonas. Nesses quatro estados, os candidatos que guardem o sábado por motivo religioso poderão realizar o primeiro dia de provas às 19h do seu horário local, em função do horário de verão.

Segurança
O MEC anunciou, nesta quinta-feira, que neste ano os procedimentos de segurança contra fraude durante a aplicação da prova os fiscais de prova poderão usar detectores de metais para comprovar que candidatos não estão usando equipamentos eletrônicos durante a realização do exame.

"É um detector portátil, e será usado no ambiente de aplicação nos dois dias no momento em que o fiscal entenda que deva ser operado", explicou Dênio Menezes, diretor de gestão e planejamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Correção da redação
Francisco Soares, presidente do Inep, afirmou que os cinco critérios de correção da redação serão mantidos, mas que o governo continua aprimorando o sistema de correção.

"Nós estamos com um grande processo de monitoramento e capacitação constante. Quando a redação é enviada ao corretor, assim como todo o sistema de acompanhamento, a redação é acompanhada de várias maneiras. A cada ano acrescentamos detalhes, dada a experiência. Existirão novos filtros e sinalizações e isso é um processo contínuo", afirmou Soares.

Edição de 2013
Mais de 5 milhões de estudantes fizeram o Enem no ano passado. Em 2013, as provas foram aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro e o resultado saiu em 3 de janeiro. No primeiro semestre de 2014, o Enem 2013 foi usado por 2,5 milhões de candidatos que se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para concorrer a 171 mil vagas em 115 instituições de ensino superior públicas.

O exame também é obrigatório para estudantes de escolas públicas interessados em bolsas de estudo parciais ou integrais em universidades particulares por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni), bolsas de intercâmbio de graduação pelo Ciência sem Fronteiras e para universitários que querem financiar um curso superior pago por meio do Fies. Além de estudantes prestes a ingressar na graduação, ou que já estão no ensino superior, o Enem ainda serve para que adultos que não completaram o ensino básico na idade certa possam conseguir o certificado de conclusão do ensino médio.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições