Em São Paulo, 20 mil jovens participam de simulado do novo Enem

Em São Paulo, 20 mil jovens participam de simulado do novo Enem

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

Em São Paulo, 20 mil jovens participam de simulado do novo Enem

Em São Paulo, duas empresas se uniram e criaram uma prova para simular o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), avaliação que deverá substituir o vestibular tradicional em pelo menos 35 universidades federais.

Baseado nas últimas informações do Ministério da Educação (MEC) sobre o modelo de avaliação que será empregado, as duas empresas formularam uma prova que foi realizada este fim de semana por cerca de 20 mil jovens.

Muitos jovens já demonstraram estar apreensivos com as mudanças propostas pelo MEC. Bruna da Silva Zoterio, 16 anos, cursa o último ano do ensino médio em uma escola pública. Segundo ela, o novo modelo de prova será exaustivo. "Estou muito cansada. E olha que é só um simulado", contou. Segundo o MEC, o Enem será aplicado em dois dias.

Fabio Volpe, diretor de redação do Guia do Estudante, uma das empresas que organizou o simulado, afirmou que a prova foi criada de última hora, após o anúncio das mudanças.

Segundo ele, o MEC informou que o novo modelo do Enem seria próximo do que é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Este é o segundo ano em que o simulado é promovido e, de acordo com Volpe, o anúncio das mudanças na prova criou até lista de espera para participar do exame. "Foram quase 30 mil inscritos, mas tínhamos apenas 20 mil vagas", comentou.

Para Volpe, a corrida para fazer o simulado foi motivada pelas notícias do novo exame. "Os jovens querem saber como será, estão todos preocupados e muito mal informados sobre os novos moldes".

O estudante Carlos Henrique Paulino, 17 anos, fez as provas do simulado e achou tudo "muito difícil". "Mas acho que vai avaliar melhor os alunos e no fim será positivo", concluiu.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições