Empresa apoia formação de profissionais no Espírito Santo

Empresa apoia formação de profissionais no Espírito Santo

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

Em parceria com os institutos federais de educação, ciência e tecnologia do Espírito Santo e do Maranhão, a empresa mineradora Vale oferece estágio profissional para estudantes. Com isso, atenua a carência de profissionais preparados para trabalhar nas áreas de ferrovias e portos.

Em 2006, a empresa firmou convênio com o instituto capixaba para a implantação do curso técnico em ferrovias no campus de Cariacica. A Vale investiu R$ 6 milhões na construção e no aparelhamento das instalações e na capacitação de professores. ''O curso foi elaborado com o auxílio de especialistas que trabalham na área de ferrovias'', explica o diretor da escola, Lodovico Ortlieb Faria. A estrutura do curso foi concebida a partir das necessidades e experiências operacionais do setor produtivo da Vale e dos arranjos produtivos locais.

O município de Cariacica, a 15 quilômetros de Vitória, é um polo logístico de empresas prestadoras de serviços, de movimentação de cargas, de alojamentos, refeitórios e estacionamento de caminhões com produtos destinados ao porto de Vitória. ''Unimos a estrutura logística do município com o setor de exportação, uma das principais vocações do Espírito Santo. Nessa linha, uma eficiente infra-estrutura é indispensável, o que nos levou a criar curso na área de transportes'', destaca Faria.

Para o estudante Felipe de Jesus, que faz o curso de ferrovias, a recente valorização do ensino técnico no Brasil é reflexo do crescimento econômico do país. ''Minha opção pelo curso é um sonho que passa a se tornar mais real à medida que encontro em sala de aula conteúdos e informações vitais para a inserção no mercado de trabalho'', afirma. ''Com a formação, poderei trabalhar em qualquer lugar do país''.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições