Encontros discutem freqüência escolar

Encontros discutem freqüência escolar

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) promove a partir desta sexta-feira, 8 de agosto, até o dia 16 de setembro, seminários em municípios de oito estados nos quais os alunos beneficiários do programa Bolsa-Família apresentam baixa freqüência ou haja abandono escolar. Em 18 de setembro, o seminário será realizado em Brasília, com 50 municípios de todo o país, entre os quais as  capitais dos 26 estados e o Distrito Federal.

De acordo com o diretor de Estudos e Acompanhamento das Vulnerabilidades Educacionais da Secad, Daniel Ximenes, participarão dos seminários entre 50 e 80 municípios de oito estados. A Secad pretende conhecer os motivos da baixa freqüência dos estudantes e do abandono escolar, definir um plano de ação e estabelecer prazos para modificar essa realidade. Segundo Ximenes, a meta é levar e manter a criança na escola. O Ministério da Educação é responsável pelo controle da freqüência dos 16 milhões de estudantes beneficiários do programa.

A Secad também espera que os operadores do sistema de freqüência  dos municípios especifiquem no registro os motivos da ausência do aluno. O formulário tem sido preenchido de modo genérico, o que dificulta a identificação do motivo de a criança ou adolescente estar faltando às aulas. Ximenes destaca a importância de se relatar o motivo da falta -se o aluno faltou porque estava doente ou no trabalho infantil, se sofreu violência ou se  mudou de residência e ficou longe da escola. O registro correto é que vai gerar uma ação municipal de apoio à criança e à família.

Nesta sexta-feira, 8 de agosto, os seminários são realizados em Maceió e Rio de Janeiro; nos dias 13 e 14, em Goiânia -serão dois dias de encontro porque o estado não realizou o seminário em 2007; dia 15, em João Pessoa; 22, em Teresina e 26, em Salvador. Em 16 de setembro, ocorrerão os encontros de Belo Horizonte e de Recife e, no dia 18, o de Brasília.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições