MENU

Enem terá provas em maio e outubro; edital sai na próxima semana

Enem terá provas em maio e outubro; edital sai na próxima semana

Atualizado: Sexta-feira, 13 Maio de 2011 as 3:30

O MEC vai publicar na próxima semana o edital com as datas em que ocorrerão as próximas duas provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Como antecipado pela coluna Mônica Bergamo, os exames devem ocorrer em 22 e 23 de outubro e em 5 e 6 maio de 2012.

A data exata em que será publicado o edital ainda não foi informado pelo ministério. Com a confirmação da prova em maio do ano que vem será confirmada a intenção do ministério de aplicar duas edições do exame em 2012.

A realização de mais de um exame anual, prometida em 2009, quando a reformulação do Enem foi anunciada, era vista como uma maneira de dar mais chances para os candidatos a uma vaga no ensino superior e de reduzir a pressão dada por uma seleção baseada em apenas um final de semana de testes.

Além disso, o exame em maio seria usado para selecionar alunos para instituições que têm vestibulares nos dois semestres do ano.

A prova do Enem é necessária para os candidatos que buscam uma vaga nas universidades públicas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada). No ano passado, foram oferecidas 83 mil vagas em 83 instituições de ensino superior pelo sistema. Segundo o ministério, 2.020.157 pessoas se inscreveram.  

veja também